Crusoé
04.07.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Reportagens
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Artigos
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram
    Colunistas

    A ópera feita por quem odeia ópera

    Na adaptação identitária e "decolonial" de O Guarani, de Carlos Gomes, os elementos indígenas não são nada mais que um ruído

    avatar
    Josias Teófilo
    5 minutos de leitura 18.05.2023 21:37 comentários 8
    Em nenhum material de divulgação de O Guarani são informadas as alterações feitas por Ailton Krenak e Cibele Forjaz
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR
    Atenção!

    Este conteúdo é exclusivo para assinantes

    Acesse esse conteúdo como cortesia da Logo Stake LEIA GRÁTIS Ou Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
    ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
    Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
    Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
    Descontos de até 70%
    Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
    Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
    VOLTAR
    QUERO ASSINAR

    Logo que o Theatro Municipal de São Paulo anunciou a montagem de O Guarani, a ópera de Carlos Gomes, com a concepção de Ailton Krenak, uma controvérsia programada veio à tona. Programada porque foi feita para a aprovação de uns e desaprovação de outros — é assim que se “provoca” o debate hoje em dia.

    Diários

    Os espiões do Irã em Israel

    Caio Cardoso Visualizar

    PT esconde a posição do PT sobre o Foro de São Paulo

    Adriano Gianturco Visualizar

    Kremlin não teme possível prisão de Putin na Mongólia

    Redação Crusoé Visualizar

    Uma notícia-crime contra Alexandre de Moraes

    Wilson Lima Visualizar

    Talibã rompe com missão da ONU no Afeganistão

    Redação Crusoé Visualizar

    O clube da luta organizada

    Rodolfo Borges Visualizar

    Mais Lidas

    A persistência do patrimonialismo

    A persistência do patrimonialismo

    Visualizar notícia
    Chega promete investigar "influência" de Gilmar em Portugal

    Chega promete investigar "influência" de Gilmar em Portugal

    Visualizar notícia
    Lula tem tempo para a condenada Cristina, mas não para Milei

    Lula tem tempo para a condenada Cristina, mas não para Milei

    Visualizar notícia
    Milei exige libertação de militar sequestrado pela ditadura de Maduro

    Milei exige libertação de militar sequestrado pela ditadura de Maduro

    Visualizar notícia
    O Lula velho e o velho Lula

    O Lula velho e o velho Lula

    Visualizar notícia
    O que está por trás da “One Big Beautiful Bill” de Trump

    O que está por trás da “One Big Beautiful Bill” de Trump

    Visualizar notícia
    O silêncio como projeto

    O silêncio como projeto

    Visualizar notícia
    Orbán está sugerindo a Zelensky se render?

    Orbán está sugerindo a Zelensky se render?

    Visualizar notícia
    Pendurado no STF

    Pendurado no STF

    Visualizar notícia
    Poderes trocados

    Poderes trocados

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Ailton Krenak

    Carlos Gomes

    identitarismo

    Índios

    O Guarani

    ópera

    < Notícia Anterior

    Ilegal, imoral ou engorda

    12.05.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    "Boulos invade casas. Eu as construo”, diz prefeito de SP Ricardo Nunes

    18.05.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    Josias Teófilo

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (8)

    Delei

    2023-05-24 08:36:20

    Tem razão, os caras deviam avisar que a ópera não é uma ópera.


    Manuela Paoletti Ortiz

    2023-05-22 07:57:02

    Quem gosta de opera quer ve-la do modo que ela foi criada.


    KEDMA

    2023-05-21 10:53:17

    Inacreditável! Ainda bem que eu nasci no século passado e foi possível ler as obras de José de Alencar e ouvir a ópera de Carlos Gomes.


    Osmair

    2023-05-20 10:40:57

    Não vi, mas deve ter sido uma peça típica de Tupiniquins bagunçados. E nisso está coerente com nosso Brasil. Diferente foi Carlos Gomes.


    Renata

    2023-05-20 10:15:42

    Com as críticas negativas, é certo que os responsáveis pela DESmontagem vão dizer que é uma visão colonialista, eurocêntrica, etc.


    Marcia E.

    2023-05-19 20:58:19

    Isso me cheira a Ditadura, onde se define o que o evento deve representar. E, claro, sempre traz mensagens do governo. Até hoje já vi coisas semelhanças acontecerem na Coreia do Norte e China. Pior, o povo tem que aplaudir no final, senão sofrerá consequências. Porém, nota-se que não existem falhas na produção e execução do evento. Já no Brasil parece que não acertaram nem problemas técnicos. Coitado dos que foram assistir


    Carlos Renato Cardoso Da Costa

    2023-05-19 14:09:01

    A desfiguração de obras de arte como forma de protesto apenas expõe a incapacidade artística do seu promotor. Brilhante seria criar arte nova sob a perspectiva do outrora humilhado ou mal representado. Mas, para o incompetente, a polémica vã da canibalização da obra alheia vale mais do que a criação de algo novo, belo e artisticamente único.


    Iara Belli Passos

    2023-05-19 01:23:41

    O publico levou flechadas por todos os lados.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (8)

    Delei

    2023-05-24 08:36:20

    Tem razão, os caras deviam avisar que a ópera não é uma ópera.


    Manuela Paoletti Ortiz

    2023-05-22 07:57:02

    Quem gosta de opera quer ve-la do modo que ela foi criada.


    KEDMA

    2023-05-21 10:53:17

    Inacreditável! Ainda bem que eu nasci no século passado e foi possível ler as obras de José de Alencar e ouvir a ópera de Carlos Gomes.


    Osmair

    2023-05-20 10:40:57

    Não vi, mas deve ter sido uma peça típica de Tupiniquins bagunçados. E nisso está coerente com nosso Brasil. Diferente foi Carlos Gomes.


    Renata

    2023-05-20 10:15:42

    Com as críticas negativas, é certo que os responsáveis pela DESmontagem vão dizer que é uma visão colonialista, eurocêntrica, etc.


    Marcia E.

    2023-05-19 20:58:19

    Isso me cheira a Ditadura, onde se define o que o evento deve representar. E, claro, sempre traz mensagens do governo. Até hoje já vi coisas semelhanças acontecerem na Coreia do Norte e China. Pior, o povo tem que aplaudir no final, senão sofrerá consequências. Porém, nota-se que não existem falhas na produção e execução do evento. Já no Brasil parece que não acertaram nem problemas técnicos. Coitado dos que foram assistir


    Carlos Renato Cardoso Da Costa

    2023-05-19 14:09:01

    A desfiguração de obras de arte como forma de protesto apenas expõe a incapacidade artística do seu promotor. Brilhante seria criar arte nova sob a perspectiva do outrora humilhado ou mal representado. Mas, para o incompetente, a polémica vã da canibalização da obra alheia vale mais do que a criação de algo novo, belo e artisticamente único.


    Iara Belli Passos

    2023-05-19 01:23:41

    O publico levou flechadas por todos os lados.



    Notícias relacionadas

    Golpe contra a democracia

    Golpe contra a democracia

    Wilson Lima
    19.05.2023 03:30 12 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Precisamos de uma CVM do futebol

    Precisamos de uma CVM do futebol

    Ivan Sant’Anna
    18.05.2023 21:37 5 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Lula está acertando em tudo

    Lula está acertando em tudo

    Augusto de Franco
    18.05.2023 21:37 6 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    O Congresso está maduro para o parlamentarismo?

    O Congresso está maduro para o parlamentarismo?

    Leonardo Barreto
    18.05.2023 21:37 5 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso