Crusoé
18.05.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Reportagens
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Artigos
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram
    Edição Semana 331

    O cineasta integral

    O cineasta Walter Hugo Khouri produziu uma obra autoral com grande sucesso comercial, de modo inédito no cinema brasileiro

    Crusoé
    3 minutos de leitura 08.09.2024 23:02 comentários 0
    Foto: Reprodução.
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Existe uma divisão bastante clara entre o cinema comercial e o cinema autoral, inclusive circuitos diferentes exibem cada tipo de filme. Como se sabe, o cinema autoral tem no diretor a principal força criativa, enquanto no cinema comercial o diretor é parte de uma engrenagem dentro dos grandes estúdios. 

    Existem intercessões entre esses dois circuitos: os filmes de Quentin Tarantino, por exemplo, são autorais e dispuseram da estrutura dos grandes estúdios. O mesmo teve Stanley Kubrick. Não raro acontece também de um filme fazer sucesso no circuito alternativo e chegar ao comercial.

    Mas existe um cineasta brasileiro que realizou uma obra profundamente autoral e obteve grande sucesso comercial. Não consigo pensar em nenhum caso semelhante em nosso país. Trata-se de Walter Hugo Khouri.

    O cineasta paulistano deixou uma vasta obra, são cerca de 26 filmes, e obteve grandes sucessos comerciais, atingindo milhões de espectadores, sem precisar comprometer a sua produção com os lugares-comuns do cinema comercial. 

    Khouri tinha também um excepcional versatilidade: poderia ocupar todas as funções de um filme: produção, direção de fotografia, câmera, roteiro, direção etc. Ele precisou inventar um codinome para colocar nos créditos – Rupert Khouri – para não ficar repetindo o próprio nome em diversas funções. Dizia que podia fazer um filme inteiro em sua casa, com uma câmera.

    Ao mesmo tempo, tratava de temas extremamente complexos como filosofia e psicanálise – a única referência cinematográfica que já vi ao Teste de Szondi foi num filme seu – sem jamais ser hermético, muito pelo contrário.

    Walter Hugo Khouri conseguiu produzir uma obra com uma grande densidade intelectual e psicológica, sem nenhuma forma de pedantismo – os enredos dos seus filmes são atrativos por si mesmos. Ele usava trilhas sonoras originais, compostas por Rogério Duprat, por exemplo, mas também musica clássica e jazz. Tinha um conhecimento musical muito grande e sabia desencavar peças  desconhecidas.

    Khouri trouxe ao cinema brasileiro um novo patamar de profissionalismo não só no aspecto técnico, mas no artístico mesmo: na escolha dos atores (chama atenção a beleza das atrizes que ele introduzia em seus filmes), na decupagem das cenas, na abordagem de temas complicados como incesto, por exemplo, e na ilustração de teorias psicológicas como a de Carl Gustav Jung, que ele usa no filme As Deusas.

    Ele chegou a fazer filmes de gênero – como soft porn (que muitas vezes foram classificados como pornochancadas), suspense e terror. Mas todos são profundamente autorais, é possível ver a sua marca em cada plano. Alguns dos seus filmes – como Amor, estranho amor, que virou polêmico por causa de Xuxa– tiveram milhões de espectadores. É como se o cineasta fosse ele próprio uma indústria do cinema. Não é à toa que a Companhia Vera Cruz, que foi uma tentativa de fazer um grande estúdio de cinema no Brasil, foi comprada pelo cineasta e até hoje pertence à sua família. 

    Diários

    Os espiões do Irã em Israel

    Caio Cardoso Visualizar

    PT esconde a posição do PT sobre o Foro de São Paulo

    Adriano Gianturco Visualizar

    Kremlin não teme possível prisão de Putin na Mongólia

    Redação Crusoé Visualizar

    Uma notícia-crime contra Alexandre de Moraes

    Wilson Lima Visualizar

    Talibã rompe com missão da ONU no Afeganistão

    Redação Crusoé Visualizar

    O clube da luta organizada

    Rodolfo Borges Visualizar

    Mais Lidas

    A boa-nova da IA

    A boa-nova da IA

    Visualizar notícia
    A liberdade de escolher o próprio risco

    A liberdade de escolher o próprio risco

    Visualizar notícia
    AGU não é advogada da Janja

    AGU não é advogada da Janja

    Visualizar notícia
    Biblioteca imaginária

    Biblioteca imaginária

    Visualizar notícia
    Colorindo um futuro em preto e branco

    Colorindo um futuro em preto e branco

    Visualizar notícia
    Como o fim da cooperação brasileira afeta a Lava Jato no Peru

    Como o fim da cooperação brasileira afeta a Lava Jato no Peru

    Visualizar notícia
    De terno e sem fuzil

    De terno e sem fuzil

    Visualizar notícia
    Janja se abriga atrás de acusação de machismo

    Janja se abriga atrás de acusação de machismo

    Visualizar notícia
    Letargia parlamentar

    Letargia parlamentar

    Visualizar notícia
    O impacto real das medidas migratórias de Javier Milei

    O impacto real das medidas migratórias de Javier Milei

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    cinema brasileiro

    < Notícia Anterior

    Para onde vão o Copom e o FOMC?

    08.09.2024 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Ser amigo do rei

    08.09.2024 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (0)

    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (0)


    Notícias relacionadas

    O coach da contracultura

    O coach da contracultura

    Jerônimo Teixeira
    30.08.2024 01:54 5 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    O Brasil medieval

    O Brasil medieval

    Josias Teófilo
    30.08.2024 01:54 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    A tentação retórica do cinema brasileiro

    A tentação retórica do cinema brasileiro

    Josias Teófilo
    23.08.2024 03:30 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Pelo retorno do telecatch eleitoral

    Pelo retorno do telecatch eleitoral

    Orlando Tosetto Júnior
    23.08.2024 03:30 5 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso