Como tornar as cidades brasileiras menos feias
A situação das grandes, médias e pequenas cidades brasileiras é de degradação profunda – o centro de São Paulo, por exemplo, parece um cenário pós-guerra
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A princípio, pensei em intitular esse artigo de “como embelezar as cidades brasileiras” — mas embelezar seria um passo posterior. A situação das grandes, médias e pequenas cidades brasileiras é de degradação profunda – o centro de São Paulo, por exemplo, parece um cenário pós-guerra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Odete6
2024-07-02 18:04:56Isso é falta de equipes sérias, permanentes e multidisciplinares de acompanhamento de crescimento urbano, somada à falta de mentalidade de restauração, de revitalização e de manutenção! A falta desse zêlo e cuidados é um crime contra o patrimônio público e portanto contra todos nós!!!
Jair
2024-07-01 08:41:24Gostei muito deste artigo. Ele expressa com maestria os meus sentimentos sobre a capital São Paulo. Parabéns!
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-06-30 18:28:07Um bom momento para os grandes planejadores urbanos será a reconstrução das cidades destruídas no RS. Uma boa dica é se inspirar nas cidades da Holanda, que já sofreram muito com alagamentos. Vamos ver se saberão (re)construir de forma inteligente, afinal, parte da região não era mesmo viável de ser urbanizada.
JOSÉ ROBERTO PERES
2024-06-29 08:21:50Eu vivo em Portugal, Cascais. Já visitei muitas cidades aqui e em países vizinhos! Todas as cidades são maravilhosas. Creio que exista uma necessidade de atrair turistas e elas competem umas com as outras. Não sei o que acontece no Brasil que tudo é muito feio!
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2024-06-29 07:35:00A receita é óbvia,mas o Brasil, claramente, não tem capacidade de concretizá-la
Juan
2024-06-28 18:29:40Parabéns pelo artigo. Não necessita ir a Europa para ver fios escondidos e não essas árvores de natal que são os postes no Brasil. Cruzando a fronteira verá que não existe quase rede aérea de alta tensão até nas cidades pequenas.. Brasília onde moro também tem fiações aéreas inclusive onde moro no Lago Norte. E agora saiu uma "Plano de preservação" que vai servir para destruir mais a cidade e torná-la mais feia.
Marcia Be
2024-06-28 12:14:59Exatamente o que eu penso. Adorei.
Magda
2024-06-28 11:19:51Muito bom texto! É exatamente isso que eu, moradora na Alemanha há quase 40 anos, observo quando vou ao Brasil: as cidades são horrorosas, verdadeiros lixos a céu aberto, tudo pichado, uma grande favela. Por falar em Alemanha, se aqui tb proibissem o falso histórico, o país não existiria. Quem estudou pelo menos um pouquinho de história sabe que no país não ficou pedra sobre pedra depois da guerra. Nuremberg é uma cidade TOTALMENTE reconstruída, com cara de cidade super antiga, só como exemplo.
OSMAR QUINTAS VALENTIM
2024-06-28 09:39:02Adorei o artigo e concordo plenamente!!! Moro em Santos (um paliteiro em formação) onde os destruidores das construções antigas estão cada vez mais afiados!
Gervino
2024-06-28 08:57:53Cabos de energia e comunicações no solo tem altíssimo custo. Aqui no Brasil não temos neve sobre os cabos de energia. E creditar à violência ,somente, a existência de grades e cercas é simplório demais