Os segredos de Cabral
Crusoé revela o que o ex-governador do Rio conta em sua delação premiada sobre ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas da União
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A manhã do dia 29 de outubro de 2018, uma segunda-feira, trouxe outra realidade para Sérgio Cabral. Passado o segundo turno das eleições presidenciais daquele ano, pela primeira vez desde o início da década de 1990, quando entrou para a vida pública, o ex-governador do Rio se deu conta de que muito em breve não teria mais qualquer influência nem no governo local nem junto ao grupo que assumiria o governo federal. Estava sozinho, sem ter a quem recorrer para encurtar sua temporada na prisão em razão da descoberta dos desvios bilionários de que participou – ele já foi sentenciado a mais de duzentos anos de cadeia. Até então, Cabral negava peremptoriamente qualquer ligação com os esquemas investigados e atribuía sua desgraça aos rivais que ganhou na vida pública. A partir daquela manhã, porém, ele concluiu que não havia outro caminho a não ser assumir o passado criminoso e colaborar com as autoridades. Os primeiros resultados da mudança de postura do ex-governador vieram na forma dos seguidos depoimentos ao juiz federal Marcelo Bretas, a quem confessou uma parte dos crimes. Em paralelo, o emedebista começou a construir o acordo de delação premiada assinado com a Polícia Federal e homologado na última quinta-feira, 6, pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Geraldo Rodrigues Silva Junior
2020-12-22 09:43:35Nosso judiciário sempre foi mais sujo, corrupto, caro e inoperante, do que toda a classe política junta. Só existe tanto corrupto nessa droga de país, pq nosso judiciário é pior que o judiciário Indiano. Nossa metástase é o próprio judiciário. Nossas prostitutas de togas (me desculpem as mulher que trabalham com sexo, não quero ofendê-las as comparando com todo esse lixo.
Ruyy
2020-05-06 12:23:14Sem justiça e sem opinião pública atuante, ambas caraterísticas da sociedade brasileira, "eles, os mesmos de sempre" continuarão roubando e dando "tapa em nossa cara" sem um mínimo de pudor ou, preocupação com seus atos, pois sempre foram canalhas funcionais. Simples e Trágico assim .
Beatriz/Bia
2020-03-14 00:06:35Mantenho-me simplesmente interessada na leitura exposta.
Uira
2020-02-29 23:32:46Se as CARTAS estão MARCADAS, quem é que vai SEMPRE LEVAR A MÃO? Não são SEMPRE OS MESMOS? Portanto, além de se PEGAR OS CORRUPTOS, o OBJETIVO tb deveria ser DESPERTAR o CIDADÃO para o DEVER deste de EXERCER SUA CIDADANIA. São os OLHOS DO DONO QUE ENGORDAM O GADO. No caso do ESTADO, são a NEGLIGÊNCIA, DESCASO, DESATENÇÃO, DISPLICÊNCIA, CUMPLICIDADE dos CIDADÃOS QUE ENGORDAM OS PARASITAS e CORRUPTOS.
Uira
2020-02-29 23:26:26Se for assim, estará ESTABELECIDO o MECANISMO DE PRESSÃO para que seja feita uma REFORMA DO ESTADO de CIMA a BAIXO e se ELIMINE TODAS AS BRECHAS para CORRUPÇÃO. Em essência, o JOGO seria RESETADO e as NOVAS REGRAS deveriam ser mais TRANSPARENTES e IMPARCIAIS do que as ANTERIORES, permitindo que uma SOCIEDADE, um ESTADO, um MERCADO onde os INDIVÍDUOS possam não só TER MAIS OPORTUNIDADES, mas APROVEITÁ-LAS. De que os RECURSOS NATURAIS e MINERAIS do Brasil adiantaram aos MAIS POBRES e HUMILDES?
Uira
2020-02-29 23:23:22Neste momento, ao invés de se olhar o COMBATE À CORRUPÇÃO sob a ÓTICA DA PERSECUÇÃO CRIMINAL, ele deveria ser visto sob a ÓTICA do CIDADÃO. Que ESTÓRIA as AÇÕES contam ao CIDADÃO, como é que ele pode LIGAR OS PONTOS FACILMENTE? COLOCAR OS CORRUPTOS NA CADEIA é um DETALHE neste momento, o que deveria ser PRIORIDADE é CRIAR NO CIDADÃO o ASCO À CORRUPÇÃO e aos CORRUPTOS, para que assim eles não se SINTAM TENTADO por um BOM TEMPO a NÃO VOTAR neles.
Uira
2020-02-29 23:16:00Para se DEMONSTRAR EMPIRICAMENTE a CORRUPÇÃO para os CIDADÃOS não é NECESSÁRIO DERRUBAR o JUDICIÁRIO de uma vez. É até MELHOR que os CIDADÃOS tenham a OPORTUNIDADE de ver a ENGRENAGEM funcionando em TEMPO REAL, com os COMPARSAS do TOGADO CORRUPTO sendo OBRIGADOS a SUAR para SALVAR tanto ele quanto a BASE DA PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO. Se isto não servir para deixar o MODUS OPERANDI dos CORRUPTOS bem VÍVIDO e FRESCO na CABEÇA DOS CIDADÃOS, o que mais serve?
Uira
2020-02-29 23:12:26Há uma RELAÇÃO DIRETA entre CORRUPÇÃO e IMPUNIDADE, um JUDICIÁRIO que NÃO MANDE TODOS OS CRIMINOSOS para a CADEIA, EXCETO OS PÉ DE CHINELO, é um CONVITE À CORRUPÇÃO, pois os PRÓPRIOS TOGADOS se UTILIZAM das BRECHAS que APLICAM aos CORRUPTOS que mantêm SOLTOS. Portanto, se faz AUSPICIOSO que pelo menos um TOGADO DE ALTA ESTIRPE seja ATINGIDO em PARALELO com o SOLAPAMENTO DA BASE DA PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO. Este TOGADO é uma AMOSTRA do JUDICIÁRIO CORRUPTO.
Uira
2020-02-29 23:07:49Desta forma, poderia se EXPONENCIALIZAR a TÁTICA do SOLAPAMENTO DA BASE DA PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO, estabelecendo-se uma RELAÇÃO DE CAUSA e EFEITO: CORRUPTOS PRESOS serão irremediavelmente SOLTOS. Pq os CORRUPTOS PRESOS são SOLTOS? Pq o JUDICIÁRIO está CORROMPIDO. Deste PONTO DE PARTIDA seria possível se "DESEMBOLAR" para os CIDADÃOS toda a TRAMA CORRUPTA que ENVOLVE a SOCIEDADE e a REPÚBLICA BRASILEIRA. Isto tb BATE em um SEGUNDO ASPECTO: a IMPUNIDADE.
Uira
2020-02-29 23:04:21Tal LÓGICA vale até para Ricardo Coutinho, desde que o TOGADO CORRUPTO PRESO fosse um dos MINISTROS do STJ que votou pela SOLTURA dele e dos OUTROS. Um MINISTRO DO STJ pego por CORRUPÇÃO e que SOLTOU Ricardo Coutinho, o que isto quer dizer? Será que a SOLTURA de Coutinho e os DEMAIS MEMBROS da GANGUE não foi em SI MESMO um ATO DE CORRUPÇÃO? Qq CIDADÃO que sabe SOMAR 2 + 2 é CAPAZ de FAZER ESTA CONTA, mas para isto é preciso que eles tenham a OPORTUNIDADE de fazê-lo.