O ministro que diminuiu
Onyx Lorenzoni chegou à Casa Civil como um dos mais destacados integrantes do time de Jair Bolsonaro, mas em um ano viu seu poder definhar - e se transformou em peça decorativa no Planalto
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, está amuado. Nas últimas horas, antes de regressar das férias dos Estados Unidos – classificadas por ele como “lua de mel de verdade” com a mulher com quem se casou no final do ano passado --, o integrante do primeiro time do Palácio do Planalto assistiu quase que impassível ao processo de esvaziamento ao qual foi submetido pelo presidente Jair Bolsonaro, na esteira da demissão de seu número dois, Vicente Santini -- aquele que acionou aviões da FAB como se fosse corrida de Uber. Um aliado de primeira hora de Onyx brincou: “Ele está se sentindo como aquele personagem do filme ‘Querida, encolhi as crianças’. Só que, neste caso, o encolhido foi ele”, disse o interlocutor, que conversou com o ministro na quinta-feira, 30. Claro que as ligações dos EUA para o Brasil não foram caracterizadas por tons amenos como esse. Com a tensão na estratosfera, o ministro até abandonou um hábito cultivado desde a CPI dos Correios, em 2005, quando passou a atrair os holofotes pela maneira enfática com que esgrimia denúncias contra os petistas enrolados. Ao falar ao telefone, costumava interromper a conversa e dizer: "E aí, galera? Bom dia! Vamos trabalhar?". A saudação era dirigida, segundo ele, aos responsáveis por grampos em seu aparelho celular. Nos últimos dias, o cumprimento foi abolido -- há quem diga que ele teme deparar com um integrante do próprio governo no outro lado da linha. Sim, ele está convencido de que é alvo de fogo amigo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
marcos
2020-02-14 18:44:01Na era petista, ministro que não apresentava valores de corrupção era demitido. Na era Bolsonaro mudou, é demitido quem não apresenta de fato resultados.
PAULO
2020-02-05 22:41:08Desculpem, mas estamos com 50% de notícia e 50% de fofoca. Não foi para ler fofocas que assinei essa revista !
Odete6
2020-02-05 07:13:521- Sásinhóra..... é impressionante como essas relações políticas governamentais são mais 'intrincadas' do que 'ninho de guacho', sem querer é claro, desmerecer a arquitetura do pássaro! Entretanto essas "construções" só são compreensíveis mesmo no contexto do bichinho, onde a gente pode reconhecer ou deduzir cientificamente sobre as razões da natureza.
Uira
2020-02-04 21:32:16O BRASILEIRO tem que aprender que para se ser BEM-SUCEDIDO e VITORIOSO não é necessário se LOCUPLETAR, basta fazer o SEU TRABALHO e APRESENTAR OS RESULTADOS, pq as pessoas podem até se esquecer quem é BOM DE SERVIÇO ou não dar o DEVIDO VALOR, mas elas NUNCA SE ESQUECEM DE QUEM É RUIM DE SERVIÇO e NÃO ENTREGA OS RESULTADOS. Até hj, a POLÍTICA no Brasil se caracterizou pela DISPUTA ENTRE OS MENOS PIORES, está na hora de se INVERTER A LÓGICA: DISPUTA ENTRE OS MELHORES.
Uira
2020-02-04 21:26:23Afinal, não é BOM que os CIDADÃOS SAIBAM que um PATRIOTA coloca SEU PAÍS antes do PRÓPRIO ORGULHO, VAIDADE e AMBIÇÃO? QUEM TRABALHA POR SEU PAÍS NÃO TRABALHA POR SI MESMO, pois enquanto CIDADÃO, ele não se BENEFICIA do DESENVOLVIMENTO SOCIAL e ECONÔMICO? NÃO PERGUNTE O QUE SEU PAÍS PODE FAZER POR VC, PERGUNTE O QUE VC PODE FAZER POR SEU PAÍS. Enquanto DEPUTADO, Onyx terá TOTAIS CONDIÇÕES de continuar TRABALHANDO PELO PAÍS, tal qual como MINISTRO DA CASA CIVIL.
Uira
2020-02-04 21:10:56Quantos MINISTROS DA CASA CIVIL tentaram APROVAR UM REFORMA DA PREVIDÊNCIA? Quantos conseguiram? O BOM JOGADOR sabe que o SEGREDO é se SAIR ENQUANTO SE ESTÁ GANHANDO. Depois que ele tiver VENDIDO O SEU PEIXE e ENSINADO OS BRASILEIROS que quem se APEGA AO CARGO e ao EMPREGO é pq não é BOM DE SERVIÇO, aí ele pode IR EMBORA. SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO e CABEÇA EM PÉ, é PEGAR O CHAPÉU e SAIR DE MANSINHO DEVENDO NINGUÉM. Inclusive, ele podia fazer um TOUR DE DESPEDIDA.
Uira
2020-02-04 20:51:36Quem é BOM DE SERVIÇO não sabe que o que IMPORTA É O RESULTADO? Pq o sujeito BOM DE SERVIÇO sabe que RESULTADO é o CARTÃO DE VISITA que garante que ele não FICARÁ NA MÃO, mesmo que eventualmente passe por um PERÍODO DE TURBULÊNCIA. Não só isto, é assim que o sujeito adquire RESILIÊNCIA e FLEXIBILIDADE para SUPORTAR OS TRANCOS DA VIDA, o que importa é NÃO FICAR PARADO e se DEIXAR ABATER por COISAS BESTAS. Onyx não SAI NO PREJUÍZO, mas NO LUCRO.
Uira
2020-02-04 20:45:41QUEM NÃO DEVE NÃO SE AGARRA AO CARGO, a SÍNDROME DE POLÍTICO TRAÍDO não se APLICA a quem CUMPRIU O SEU PAPEL. Aliás, esta é uma GRANDE OPORTUNIDADE para que se CONSTRUA UMA CONTRAPOSIÇÃO à uma certa MENTALIDADE muito ENRAIZADA no CONSCIENTE COLETIVO BRASILEIRO: a ESTABILIDADE DOS CONCURSADOS. Quem é BOM DE SERVIÇO precisa de ESTABILIDADE? Se ele é BOM DE SERVIÇO, precisa ter medo de IR PARA O OLHO DA RUA e depois não conseguir mais um EMPREGO IGUAL ou MELHOR?
Uira
2020-02-04 20:38:25Apesar de não haver por parte dele a DEMONSTRAÇÃO DE APEGO, nada impede que ele se SEGURE NO CARGO POR UM FIO durante um TEMPINHO A MAIS. Durante este PERÍODO ele poderia aproveitar para FAZER UM DOCE e DEMONSTRAR exatamente que ele não tem QQ APEGO AO CARGO. Fazer declarações de que não vê PROBLEMA em DEIXAR A FUNÇÃO, pois CUMPRIU SUA FUNÇÃO MAIOR (a APROVAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA) e pode SAIR MEDO de que SUAS GAVETAS SEJAM REVIRADAS e a SUA SUJEIRA ENCONTRADA.
Uira
2020-02-04 20:34:24Em GOVERNOS ANTERIORES qual era o INTUITO DE POLÍTICOS em angariarem INFLUÊNCIA? Tal coisa não tinha uma RELAÇÃO DIRETA com a CAPACIDADE DE ALOJAR OVOS DE SERPENTE na MÁQUINA? Onyx já LIMPOU praticamente TODAS AS GAVETAS, portanto, pela PERSPECTIVA DA INFLUÊNCIA POLÍTICA não há qq MOTIVAÇÃO para ele continuar no CARGO. Se ele não estava no CARGO para METER A MÃO em RECURSOS PÚBLICOS, então ele está PERDENDO O QUÊ? Como DEPUTADO ele tem até mais REGALIAS e BENEFÍCIOS.