O limbo da corrupção
Quase um ano depois da decisão do STF que mandou casos de propinas com caixa 2 para cortes eleitorais, o saldo é exatamente aquele que se imaginava: os processos patinam e as condenações são raras
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Na semana passada, você soube aqui que o senador José Serra conseguiu se livrar da Lava Jato em São Paulo. Suspeito de receber mais de 52 milhões de reais em propinas, o inquérito a que ele respondia foi arquivado graças a uma mistura de fatores. Um deles, primordial, guarda relação com a decisão do Supremo Tribunal Federal que mandou para a Justiça Eleitoral casos que misturam corrupção, lavagem de dinheiro e caixa 2 para campanhas. É algo que vem favorecendo dezenas de políticos pelo país afora. Nos últimos dias, Crusoé se debruçou sobre processos remetidos para cortes eleitorais e constatou que as piores previsões sobre a sua capacidade de conduzir investigações criminais complexas estão se confirmando: os processos patinam e as condenações são raras. Quase um ano depois, é possível dizer que, sim, ao pronunciar o veredicto, o STF ajudou a garantir a impunidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Júlio
2020-02-04 17:48:48Será que só politico é corrupto, ou é fonte de angariação de recursos para azeitar a roda dos poderes.
Paulo.Quaresma
2020-02-04 16:05:11Dá vontade de fazer uma besteira...
Rubens Antonio
2020-02-04 15:37:19Alguém ou alguns precisam resolver esse problema.
Lourival
2020-02-04 10:58:23Não é segredo para ninguém, de que o STF se tornou, de uns tempos para cá, a porta dos fundos para os corruptos se livrarem de processos. Num país sério, alguns dos ministros já teriam sido enquadrados em crimes de responsabilidade. Mas a artimanha continua e, enquanto lá permanecerem os que perderam a vergonha na cara e agora agem com desenvoltura em campanhas partidárias, será difícil colocar no xilindró esses espertalhões. É esperar para ver.
PAULÃO
2020-02-03 16:57:46Pobre BRASIL! Com essa "turminha mixuruca" em nossas Instituições Públicas que "trabalha" para os confrades e parentes (poucos se salvam); com "adevogados" que NÃO buscam Justiça e sim MAMAR parte do dinheiro público ROUBADO (em muitos casos os pseudos advogados até fazem parte da QUADRILHA processada pela Lava Jato); pergunto: nós brasileiros de bem, honestos e trabalhadores podemos dizer que vivemos numa Democracia? Estamos ou não próximo de uma Venezuela? Temos ou não BANDIDOS demais?
malumac
2020-02-03 14:15:22Alguém pode me explicar a diferença entre caixa 2 e corrupção? Obrigada
MARCELO
2020-02-03 09:24:20Matéria sobre o Serra eu nem leio, só comento: Vagabundo, bandido; não passa de um petralha.
José
2020-02-03 00:11:14Esse stfylidre tem que ser extinto.
EDISON
2020-02-02 22:16:20Seguidas decisões de meia duzia( seis formam maioria ) de ministros do STF enfraquecem a lava jato e não podemos fazer nada, efetivamente, para contê-los? São ditadores infiltrados na república! Revoltante!
JOSÉ
2020-02-02 21:16:25ELES VENCERAM E O SINAL ESTÁ FECHADO PRA NÓS...