A democracia precisa de culpados
Por quanto tempo um país democrático suporta conviver com perguntas para as quais não há respostas definitivas, sem que a crença nas suas instituições se esfacele completamente? Creio que não por muito tempo, se a quantidade de perguntas irrespondíveis vai-se avolumando. Estou falando, é óbvio, de interrogações sobre acontecimentos graves capazes de mudar o destino...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Por quanto tempo um país democrático suporta conviver com perguntas para as quais não há respostas definitivas, sem que a crença nas suas instituições se esfacele completamente? Creio que não por muito tempo, se a quantidade de perguntas irrespondíveis vai-se avolumando. Estou falando, é óbvio, de interrogações sobre acontecimentos graves capazes de mudar o destino nacional.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ANTONIO
2019-12-21 18:34:20Democracia e liberdade sao coisas distintas q nós confundimos por pensamos q uma leve a outra...aí vira uma questa de fé...
Daniel
2019-11-06 18:22:08Pois é... e agora, com essa lei de abuso de autoridade aprovada por nossos bandidos democratas, o índice de crimes impunes tende a aumentar ainda mais!
Davi
2019-11-05 20:45:39E é o que o povo sabe fazer de melhor: eleger Canalhas fascínoras travestidos de políticos.
Luis
2019-11-05 14:17:46Votação somente funciona precariamente QUANDO TODOS QUE VOTAM DOMINAM O ASSUNTO QUE ESTÁ SENDO VOTADO. Essa é a falha gritante da tal democracia já detonada desde o tempo de Platão. É o pior regime MESMO. Para que se acredite nisso basta olhar os frutos: quais os frutos que a "redemocratização" do Brasil deu? Sarney, Collor, FHC, Lula e Dilma. Quaisquer outros argumentos a favor dela não resistem a esses "frutos"
Sonia
2019-11-05 10:23:03Quero quer que nossa frágil democracia já morreu. Montada sobre os pilares de uma Constituição que, em nome da proteção aos direitos individuais, relega a sociedade a 2o. plano e concede à Suprema Corte, nomeada por critérios políticos, direitos quase divinos, não havia como perdurar. Vivemos numa cleptocracia, sob o jugo da DITADURA DA TOGA.
Maria Regina Flores
2019-11-04 15:52:52Perfeita a alusão a John Adams. Teríamos muito mais a aprender dele, mas por hoje, foi brilhante.
Ophir
2019-11-04 12:20:21Amém Amém Amém
Hiram
2019-11-04 11:33:51Excelente texto! Retrata bem a responsabilidade das instituições envolvidas na procura de respostas, sempre agindo conforme o devido processo legal, mas que precisam chegar a uma conclusão e aplicar as penalidades em tempo razoável, de forma a reforçar nossa fé na democracia.
Márcia
2019-11-04 08:41:55A tal democracia nas mãos do PT durante 13 anos matou a democracia aparelhando os 3 poderes de tal forma que se tornou uma ditadura do crime muito difícil de mudar.
Mariângela
2019-11-04 08:04:23Na verdade, vivemos mesmo numa cleptocracia. Nossa fé na justiça, completamente esmagada pelos malfeitos dos atuais ministros do stf, não consegue sobreviver... Quem poderá nos socorrer??? Esta é a grande questão... O único atenuante neste caos de perguntas sem respostas é, sem dúvida, a nova Imprensa com seus jornalistas sérios como você, Sabino.