‘Receita tem de ser órgão de estado’
Everardo Maciel, chefe do Fisco durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, diz que pressões são normais, mas defende que é preciso resistir às tentativas de interferência no órgão
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Em várias de suas manifestações recentes sobre a Receita Federal, órgão contra o qual declarou guerra desde que descobriu ter sido alvo de uma apuração em suas declarações de renda, o ministro Gilmar Mendes se derrama em menções elogiosas a Everardo Maciel, o tributarista que comandou o órgão durante todo o governo de Fernando Henrique Cardoso. Ao bater bumbo sobre a prisão, na semana retrasada, de um auditor que ele vem apontando como um dos responsáveis por auxiliar a Lava Jato em investigações indevidas contra autoridades, o ministro do Supremo fez mais uma das várias homenagens, desta feita com ares de desagravo à instituição. “A RF (Receita Federal) é uma das entidades mais honradas do país, tendo sido chefiada por grandes nomes como Francisco Dornelles e Everardo Maciel”, escreveu em uma rede social.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
FERNANDO
2019-10-16 15:49:32Eu trabalhei na Receita Federal. Aquilo é uma máfia. Dar autonomia à Receita é acabar com qualquer possibilidade de um governo sério consertar aquele órgão criminoso. O que precisa acabar é o Conselho de Contribuintes, isso sim. Não é possível que decisões que envolvem autos de infração de muitos milhões sejam, no final, julgadas por uma comissão de meia dúzia, sem fulcro no processo, metade desses composta de contribuintes que nunca viram legislação tributária na vida.
FRANKLIN
2019-10-15 11:17:26Entrevista e respostas consistentes de quem conhece profundamente o assunto, poderia estar contribuindo, e muito, com o governo neste momento.
Mário
2019-10-14 11:57:40Qualquer país que o sistema tributário colete mais de 33% de tudo que é produzido e não tenha um retorno condizente para a população em serviços, está sendo praticado um ROUBO imenso. Nossos legisladores, os componentes do executivo e do judiciário estão pensando em aumentar mais ainda este quinhão. A inconfidência mineira se deu por Portugal cobrar 20%. Vejam a absurda cifra que chegamos. Lamentável!
ANCAPBRBR
2019-10-14 09:55:57Todo imposto é roubo.
Zé da esquina
2019-10-13 14:59:18Imposto é roubo
Miguel
2019-10-13 10:22:06Grande talento, minha unica desconfianca são os elogios de Mendes.
Luiz
2019-10-12 16:08:23Ou seja, podem investigar todo cidadão pagador de impostos, menos a quadrilha de ladrões do STF
Pedro
2019-10-12 07:47:18Conversa fiada desse cara. Ele é um dos culpados da grande benevolência do Fisco federal com as grandes empresas e grandes Bancos.Pesquise, Crusoé, nas datas das ações judiciais para cobrança de dívidas dessa turma de quando elas remontam. Surpresa: das gestões desse cara aí. Só foi cruel com as pessoas físicas ao nunca querer atualizar a tabela do IR. Agora está aí se postando como arauto da justiça. Vá se catar !
Sillvia2
2019-10-11 23:40:47Competência, seriedade e bons serviços prestados ao país. Infelizmente uma estirpe de homens públicos muito rara nos dias de hoje... Faz muita falta!
Cláudio
2019-10-11 21:50:49Se trabalhou com o FHC e as privatizações, tem o rabo preso.