Sabotagem petista
Brasil perde janela de oportunidade ao não fechar acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A maior derrota da política externa do Brasil no primeiro ano de Lula 3 se concretizou nesta semana, com o adiamento da conclusão das negociações do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Em gestação há 20 anos, o acordo passou a ser motivo para troca de farpas entre o petista e o presidente da França, Emmanuel Macron. O francês chamou a proposta de “antiquada”, enquanto Lula atribuiu o fracasso aos “países ricos” que “não querem fazer qualquer concessão”. Oficialmente, quem pediu o adiamento foi o governo de Alberto Fernández, na Argentina, em 1º de dezembro. A justificava era de que haverá uma mudança de inquilino na Casa Rosada — o presidente eleito, Javier Milei, será empossado no dia 10. Na prática, Lula sabotou, com ajuda europeia, a conclusão do acordo em 2023 e desperdiçou uma janela de oportunidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Sônia Adonis Fioravanti
2023-12-11 12:52:39A mediocridade e a falta de visão dos nossos políticos é lamentável .infelizmente se não rolar grana nada anda
Odete6
2023-12-10 13:36:26O gnomo mulula ensandecido Ñ aprende nem mesmo o seu próprio idioma: ""energia renovávis"", ""desecamdear"".... s/ mencionar, é claro, as idiotices e sandices acachapantes, as bobagens lugares comuns, a estupidez das declarações irracionais e descontextualizadas. Aperta mão de árabe ditador torturador assassino esquartejador e, em acréscimo ""está preocupado c/ a ""geração de empregos na ""paupérrima"" ""Arábia Saudita""""!!!! Mulula é risível no planeta inteiro. Uma inominável vergonha!!!!
ADRIANO
2023-12-09 16:29:04"Fazer barganhas no mercado doméstico": VOCÊ QUIS DIZER: corrupção destinada a encher os bolsos do PT para se perpetuar no poder.
Delei
2023-12-09 09:34:50Em 2005 O Descondenado mais Nestor mais Hugo se comportaram como os Três Patetas ( sem graça alguma ) e o Descondenado ainda conta com o concurso do Piolho de Jumento amorim. Só atraso para o país.
NeutronLento
2023-12-09 06:52:29Nas compras governamentais no Brasil sempre corre uma graninha por fora, com empresas europeias isso pode ser mais difícil.
Sillvia2
2023-12-08 23:16:24Pois é… faltam ainda três anos dessa linha de governar que se acha muito esperta e competente mas só leva o Brasil a caminhar para trás!
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-12-08 18:19:00Um país que tem em seu setor produtivo empresas viciadas em subsídios e vantagens competitivas artificiais (taxas de importação, por exemplo) nunca vai apoiar acordos de livre comércio. Um governo que, ideologicamente, é protecionista até chegar ao estúpido ponto de dar ao seu povo produtos piores e mais caros e, objetivamente, adora se deitar com as elites empresariais para extrair benefícios legais ou não também nunca poderia aprovar um acordo de livre comércio. O resultado não surpreende.
LUIS FERNANDO RAMOS DIAS
2023-12-08 11:20:27O artigo começa dizendo que a não assinatura do acordo UE-Mercosul foi uma derrota para Lula, para, logo em seguida, afirma que Lula sabotou o acordo e que o PT sempre foi contra acordos comerciais com paises ricos. Deu pra entender?
Manolo
2023-12-08 08:50:21Pois é. Ainda faltam mais três..