Por que Brasília não é um sucesso urbanístico
Por mero desejo dos planejadores, a capital não pode gozar dos benefícios da verticalização
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Supostamente um sonho de Dom Bosco, desenhada por Lúcio Costa, decorada por Niemeyer e idealizada por Juscelino, Brasília é linda. Não me levem a mal, eu amo Brasília e me considero a verdadeira candanga: uma nordestina (potiguar de origem) e que tive o privilégio de viver em Brasília por pouco mais de três anos. Assim como todos os demais candangos, saí do Nordeste para continuar a construção constante da capital federal. Meu sonho era vencer e expandir meus horizontes, que eram bastante limitados em uma das capitais de estado mais pobres do país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Fabio
2023-11-07 05:40:40Porque é feia não produz nada, nem deveria existir, e é sustentada pela riqueza do resto da população, principalmente mais pobre.
Ricardo
2023-11-06 07:21:42O argumento apresenta uma falha ao afirmar que "o modelo não foi copiado em lugar nenhum do mundo". No Brasil, a capital de Tocantins, Palmas segue um estrutura urbanística muito semelhante. Outra falha é não considerar o fator humano, pois uma série de políticos tomaram decisões que criaram problemas graves na estrutura da capital.
Carlos Alberto Ribeiro De Xavier
2023-11-05 17:15:49Acho que a colunista é muito jovem para se aventurar a escrever sobre Brasília, seja criticando ou elogiando pois tudo parece fora de lugar. Não é o plano culpado por não ser reproduzido, apesar de ser chamado de plano piloto; não por culpa de Lucio Costa ou dos idealizadores da nova capital, o problema é que a educação e cultura não evoluíram o suficiente e continuamos no mesmo atraso em que estávamos nos anos 50/60; não aproveitamos o embalo e repetimos as cidades medíocres.
Tereza
2023-11-04 10:39:42Eu acho sua beleza bem questionável.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-11-03 17:04:43Só conheço o Aeroporto de Brasília e a história de sua construção. E, é nesse ponto que tenho que concordar que foi muito infeliz planejar uma cidade para funcionamento de curto prazo. É como quem trabalha com Moda. Cada criação tem tempo de vida curto, e não preza a estética e nem a ética. Só está baseada em delírios de um criador pouco preocupado com as consequências de seu trabalho.
Clayton De Souza pontes
2023-11-03 17:38:44A proteção da Unesco dificulta a adequação de áreas dentro do próprio plano piloto, como a W3 sul e as casas das quadras 700, induzido ao baixo aproveitamento ou até abandono dessas areas