O recrudescimento do identitarismo
Esse pensamento deixou de ser ideologia de grupos fanáticos para virar política de governo. É a lacração institucionalizada
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Em janeiro de 2022 Antonio Risério publicou um artigo na Folha de S. Paulo intitulado “Racismo contra brancos ganha força com o identitarismo”. A reação foi imediata: vários outros artigos foram escritos, inclusive artigos difamatórios contra Risério, a maioria dizendo que racismo reverso não existe. Risério, porém, não teve a oportunidade de se defender mais no jornal. Em seguida, cerca de 180 jornalistas da Folha assinaram um manifesto em que acusavam o jornal de publicar conteúdos considerados racistas. Em reação, quase 800 pessoas assinaram uma resposta em apoio a Risério, em que afirmavam fazer "um apelo para que sua livre expressão seja respeitada". Risério chegou a ser ameaçado de morte, como relatou ao jornal Correio de Salvador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-10-17 16:01:21EU ACHO QUE SOU FANÁTICO. ESSE LIZ TEM "BILAU"? MESMO SE NÃO MAIS TIVESSE, AINDA ASSIM É HOMEM PORRRA!!!! E BARRAQUEIRO.
Jefferson
2023-10-17 10:39:17Excelente artigo. Realmente é preocupante o que está ocorrendo no país. Temos de começar a nos mobilizar para evitar que o quadro se agrave.
Alessandro
2023-10-14 12:15:24Nada de novo no front, apenas os seguidores de Louis Farrakhan saindo do armário. O Brasil jamais voltará a ser como antes, se você é ordeiro, pacífico e cultua valores tradicionais (você entende o conceito de tradição?) essa não é necessariamente uma boa notícia. Devemos entender este universo paralelo no qual mergulhamos como uma semeadura; lançar à terra as sementes deste universo paralelo foi opcional. Entrar nele é obrigatório. Game over.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-10-14 09:59:58É isso aí! Eu já estou me achando excluída por ser branca e de descendência europeia. Em breve serei atacada com pedras. E, devo acrescentar que fui professora por 35 anos em universidade particular, e conheço a diferença com os estudantes e professores das universidades públicas. Os pobres estão nas particulares, todos sabemos.
Delei
2023-10-14 09:18:15O desgoverno do jumento Descondenado juntou um monte de lixo para compô-lo. O identitarismo é uma narrativa estúpida baseado no radicalismo ideológico.
GERALDO CUNHA CARVALHO JUNIOR
2023-10-13 17:46:21A grande vantagem do vitimismo racial, de gênero e de classe é se eximir da culpa. O Fracasso não é culpa sua , e dos outros que não me deixaram subir. Mesmo sem estudo, sem inteligência e cheio de ódio, os justiceiros sociais se consideram merecedores !
Manolo
2023-10-13 11:51:41Fodam-se os identitários. Viva a incorreção política!