O cinema e as culturas nacionais tradicionais
O artista que quiser chegar à profundidade estética deve cavar na própria tradição a que pertence

Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Os filmes de Andrei Tarkóvski estão entre os mais influentes do cinema atualmente. Lars von Trier dedicou Melancolia a Tarkóvski depois de tê-lo como referência em vários outros dos seus filmes. O filme O Regresso, de Alejandro Iñarritu, vencedor de três Oscar, tem nada menos que 17 cenas com alusões diretas a filmes do cineasta russo. Até Oppenheimer, um filme eminentemente comercial, faz referência a uma cena do filme O Espelho, de Tarkóvski.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
FRANCISCO LUCAS ALVES MARTINS
2023-10-13 00:32:05Confesso que não conhecia Tarkovski... Despertou minha curiosidade. O Livro de Ortega y Gaset, meditações do Quixote é sensacional! Simplesmente viajei incessantemente neste livro, a ponto de rabisca-lo por inteiro.
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-10-07 03:58:58Excelente. Tarkovski certíssimo. Inclusive isso é tão interessante ao assistir cinema internacional, fugindo do Hollywoodiano que estou tão acostumado. Cinema francês, argentino, espanhol, coreano são totalmente diferentes por inserir seu elemento cultural na forma de apresentar a história.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-10-06 17:57:22Muito bom Teófilo. Sempre enriquecendo nosso olhar para a cultura. Só fiquei em dúvida se Niemeyer tem algo de cultura nacional. Acho ele muito fundado no Socialismo bauhausiano. Tanto que vemos uma Brasília fria, apesar do clima quente e seco.
Albino
2023-10-06 07:47:48Excelente!!!