Um excludente de ilicitude para chamar de seu
Vocês se lembram da polêmica que houve quando o governo de Jair Bolsonaro incluiu naquele pacote anticrime de Sergio Moro uma ampliação do "excludente de ilicitude"? A expressão é usada para designar uma situação em que a pessoa que comete um crime não será punida por ele — matar em legítima defesa, por exemplo, caso...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Vocês se lembram da polêmica que houve quando o governo de Jair Bolsonaro incluiu naquele pacote anticrime de Sergio Moro uma ampliação do "excludente de ilicitude"? A expressão é usada para designar uma situação em que a pessoa que comete um crime não será punida por ele — matar em legítima defesa, por exemplo, caso já contemplado pelo Código Penal brasileiro. A proposta de Bolsonaro previa que o agente de segurança também poderia não ser punido "se o excesso decorrer de escusável medo, surpresa ou violenta emoção". Na época muita gente, principalmente do lado dito progressista da Força, alegou que isso equivaleria a conceder aos policiais uma licença para matar (quer dizer, ainda mais do que já matam na Bahia e em outros estados).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ilvio
2023-10-01 20:47:48Olá Goiaba. Tinha tempo que eu não lia sua coluna (e a revista como um todo). Você é muito melhor quando se dedica a nos fazer rir. Sinto que a revista tende a se tornar uma “trincheira oposicionista”. Pelo menos mantenham a classe, por favor
MARIA MACIEIRA
2023-10-01 16:32:32Parabéns @! Excelente texto
Isabella Leão de Moura
2023-09-30 16:46:18Obrigada, Goiaba, por me fazer rir dos absurdos do Bananão. Viver aqui não é para amadores… Esperança.
Renato Garcia
2023-09-30 14:16:21Muito bom, como sempre …
Marian
2023-09-30 14:05:54Pagamos tanto! Recebemos em troca um país violento, sem saúde e educação dignas, sem esgoto! E ainda somos obrigados a assistir essa ópera bufa de quinta, proporcionada por alguns oportunistas .
Robson Correa Chaves
2023-09-30 12:47:51Obrigado por manter-se lucido e crítico em meio a tantos absurdos.
Iara Belli Passos
2023-09-29 18:25:57Porque essa obcessao por nomes com letras duplas? Arielle, Marcelle, Marielle estao mais para europeus brancos safades.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-09-29 14:51:33Eu imaginei que essa "produção gráfica" fosse obra do Antagonista. Mas, então quer dizer que tem algum retardado, puxa saco, ganhando bem para isso que fez essa estrondosa obra surrealista?? Eles que saibam que nem TODES são tão idiotas quanto eles pensam (ou não pensam?)
Jefferson
2023-09-29 12:03:06Excelente artigo (ou artigue?) O racismo só é racismo se for contra alguém que "eu gosto", do "meu campo partidário". A hipocrisia é o que orna com esse governo. Pra complementar a Goiabice da semana, eles assinaram embaixo das críticas de quem dizia que eles chamavam Lule de Rei Sol. Assumiram e ainda pioraram o status. Parabéns, a continuar assim, nas próximas eleições a bancada vai reduzir muito. TKsG.
Delei
2023-09-29 11:15:58A farra esquerdopata foi completa passando pelo criminoso ( racismo ), abuso do dinheiro público, e chegando ao ridículo de colocarem o rascunho do inferno como se fosse o Sol.