A pobreza dos perdigotos petistas
Tuítes de dois ministros mostram que o debate público na “democracia restaurada” continua afundando no pântano das guerras ideológicas
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Da discussão não nasce a luz, nascem os perdigotos. Houve tempo em que eu discordava dessa boutade de Otto Lara Resende. Só a discussão livre e ampla, acreditava eu, permite que uma ideia seja decantada e refinada, para que no confronto com ideias opostas chegue-se a soluções de compromisso e consensos que são a base da democracia liberal. Esfera pública, livre mercado de ideias etc. Ainda acho que as coisas deveriam se dar assim, idealmente. Na prática, porém, esse modelo utópico do debate público facilmente degenera na cacofonia produzida por disputas renhidas entre um punhado de intransigências. Fazer o quê? Nossa triste raça de primatas pelados é assim mesmo, expansiva, beligerante, ruidosa. No fim de todas as contas, a bagunça em que sempre nos metemos ainda me parece preferível à ordem unida que os governos ou juízes do turno desejam impor pela censura (ou pela “regulação”, segundo o eufemismo corrente).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-10-04 15:42:07tenho só pena desses idiotas ignorantes.
CARLOS HENRIQUE SCHNEIDER
2023-10-04 11:00:07Tenho a impressão de que falta qualificação, preparo técnico, moral e intelectual a boa parcela dos servidores ocupantes dos mais elevados cargos de nossa republica. Praticamente dinheiro jogado fora!
Paulo Cesar De Morais
2023-10-04 00:36:18Muito bommm. Micuinhas e outras mazelas de des-ocupados com dinheiro público.
RICARDO PISANI
2023-10-01 10:05:54Excelente texto.
Annie
2023-10-01 11:49:32Bem isso.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-09-29 15:05:57Acho ótimo ver essa Anielle colaborando para a falência do governo do Ditador Lula - alma pura que dá cestas básicas aos pobres e quer aproveitar o lucro dos desvios para comprar um aviãozinho com cama de casal. Avião da FAB é para pobres negros flamenguistas. (espero não ser presa pelo que escrevi).
Rita de Cássia Wilbert
2023-09-29 17:12:15Excelente texto. Nos ajuda a organizar as idéias e tirar conclusões.
Paulo
2023-09-29 13:52:49Parabens Jeronimo, excelente como sempre!
Amaury G Feitosa
2023-09-29 10:58:13Tanto leriado melhor esclarecer o distinto canelau ... perdigoto citado e útil nisto poderia ser perdizes MAS a saliva putrefata que o articulista tão bem definiu com a nossa "intelectualidade" falando, e enganando, a si mesmos em palavras tolas e vãs à espera do fatal cutelo que Brucutu, Dino e tentáculos nos armam e fatalmente esmagarão toda uma nação submissa ... aí choro cantando Vandré "vem, vamos embora ..." e que venha a morte sob a fílosofia de Comte e poemas patrióticos de Olavo Bilac.