Os casais poderosos do STF
Esposas de ministros que trabalham em escritórios de advocacia levantam questionamentos sobre conflitos de interesses
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A posse de Cristiano Zanin no próximo dia 7 de agosto como ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, significará a ascensão do advogado pessoal de Lula à mais alta corte do Judiciário. O elo entre os dois, por si só, já alimenta o temor de que Zanin, ao vestir a toga, possa favorecer o amigo e antigo cliente nos seus julgamentos — ainda que ele tenha dito na sabatina que não atuará em processos envolvendo Lula. Mas não é só isso. O episódio também marcará a consolidação de mais um casal poderoso na aristocracia de Brasília. Isso porque Valeska Teixeira Zanin Martins, a cônjuge do advogado de Lula, continuará tocando, sem o marido, o escritório de advocacia que mantém em São Paulo e em Brasília. A julgar pelo que já ocorre com outros ministros, a situação abre oportunidade para o questionamento sobre conflitos de interesses e faz pensar mais uma vez em pragas nacionais como a mistura nociva entre o público e o privado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MARIA DALVA LIMA NOBREGA
2023-07-04 16:47:10Lamentável! O Brasil servindo aos poderosos. As instituições brasileiras cada vez mais desacreditadas.
Leao
2023-07-03 19:48:17Advogados, com excessao aos Delegados, sao solidarios!
NeutronLento
2023-07-03 11:11:11Essa interação entre cônjuges e ministros é muito útil: nunca são investigados pela receita. Impressionante
SERGIO SANTOS
2023-07-02 22:41:39Da nojo como cidadão assistir essa podridão das nossas instituições, principalmente de quem deveria dar o exemplo pelo poder dado em nossa constituição.
SERGIO SANTOS
2023-07-02 22:38:21Da nojo como cidadão e pagador de impostos, assistir a essa pouca vergonha de assalto às instituições descaradamente, sem que nenhum poder se manifeste, pela própria podridão que vivem.
Elvio Bernardes
2023-07-02 21:16:40Paga que eu comento
ALESSANDRO CAMARGO HENN
2023-07-02 18:28:07Sem comentários o poder do Judiciario as da medo !!!!
Aurea
2023-07-02 14:30:43O que é ética e moral pra eles, não é o mesmo que pra nós. O desprezo como tratam os brasileiros, é tão vergonhoso , que fazem o seu entorno um mundo a parte e a reportagem é excelente . Parabéns, a Crusoé, afinadamente, apontando os fatos. Acordemos!
luiz antonio-rj
2023-07-02 12:28:57Ética e vergonha na cara são coisas incompatíveis na cúpula da república. Brasil é amaldiçoado onde a população é só contribuinte para a nobreza manter-se no luxo
Alessandro
2023-07-02 11:23:16Em uma semana em que os Justisseiros da Nassaum quiseram cassar a outorga da Rádio JP (que eu sequer acompanho) CRUSOÉ faz o que toda a Imprensa digna desse nome deveria fazer: mostrar a verdade que, no brazil, invariavelmente é um nojo. A sujeira é grande, não há detergente que a remova e a imundície começa já na casa dos Onze Homens e Vários Segredos. ACORDA, BRASILEIRO‼️‼️‼️Ou não sobrará mais nada para seus descendentes exceto a escravidaum.