A ópera feita por quem odeia ópera
Na adaptação identitária e "decolonial" de O Guarani, de Carlos Gomes, os elementos indígenas não são nada mais que um ruído
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Logo que o Theatro Municipal de São Paulo anunciou a montagem de O Guarani, a ópera de Carlos Gomes, com a concepção de Ailton Krenak, uma controvérsia programada veio à tona. Programada porque foi feita para a aprovação de uns e desaprovação de outros — é assim que se “provoca” o debate hoje em dia.
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Comentários (8)
Delei
2023-05-24 08:36:20Tem razão, os caras deviam avisar que a ópera não é uma ópera.
Manuela Paoletti Ortiz
2023-05-22 07:57:02Quem gosta de opera quer ve-la do modo que ela foi criada.
KEDMA
2023-05-21 10:53:17Inacreditável! Ainda bem que eu nasci no século passado e foi possível ler as obras de José de Alencar e ouvir a ópera de Carlos Gomes.
Osmair
2023-05-20 10:40:57Não vi, mas deve ter sido uma peça típica de Tupiniquins bagunçados. E nisso está coerente com nosso Brasil. Diferente foi Carlos Gomes.
Renata
2023-05-20 10:15:42Com as críticas negativas, é certo que os responsáveis pela DESmontagem vão dizer que é uma visão colonialista, eurocêntrica, etc.
Marcia E.
2023-05-19 20:58:19Isso me cheira a Ditadura, onde se define o que o evento deve representar. E, claro, sempre traz mensagens do governo. Até hoje já vi coisas semelhanças acontecerem na Coreia do Norte e China. Pior, o povo tem que aplaudir no final, senão sofrerá consequências. Porém, nota-se que não existem falhas na produção e execução do evento. Já no Brasil parece que não acertaram nem problemas técnicos. Coitado dos que foram assistir
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-05-19 14:09:01A desfiguração de obras de arte como forma de protesto apenas expõe a incapacidade artística do seu promotor. Brilhante seria criar arte nova sob a perspectiva do outrora humilhado ou mal representado. Mas, para o incompetente, a polémica vã da canibalização da obra alheia vale mais do que a criação de algo novo, belo e artisticamente único.
Iara Belli Passos
2023-05-19 01:23:41O publico levou flechadas por todos os lados.