A direita finca raízes
As urnas deram um recado claro: o bolsonarismo e seus aliados chegaram para ficar. Agora mais organizados, eles vão disputar palmo a palmo o poder com o PT
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Passado o primeiro turno das eleições de 2022, o único fato incontornável é que uma nova direita fincou mesmo raízes na política brasileira. Para quem imaginava que Jair Bolsonaro estava prestes a ser varrido da paisagem, o resultado das urnas foi um corretivo e tanto. Mas a questão não é apenas a votação do presidente, que boa parte das pesquisas eleitorais subestimou. A partir de 2023, a direita vai se refestelar no poder em diversos estados – e terá força redobrada no Congresso. Quando chegou ao Planalto, em 2018, o atual presidente da República veio acompanhado de uma trupe desconjuntada de novatos, um exército de Brancaleone que mal conseguiu implementar programas de governo ou aprovar legislação (embora tenha desmontado muita coisa). Será diferente daqui em diante. Se Bolsonaro se reeleger, terá respaldo popular e estrutura política para avançar muito mais do que no primeiro mandato. Mesmo que ele não se reeleja – as chances, neste momento, lhe são desfavoráveis – uma direita bem mais organizada subirá à tribuna como porta-voz de mais de 50 milhões de eleitores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cristian Carla A Volski Cassi
2022-10-18 10:10:20Ainda bem! Chega dessa podridão esquerdista
André
2022-10-13 22:13:53Não se pode esconder a verdade por muito tempo. A absurda e extrema corrupção protagonizada p Lula/PT/Dilma durante 4 mandatos presidenciais p os quais foram eleitos resultaram na Lava Jato q prendeu Lula durante 580 dias e q apesar d condenado a 12 anos d prisão em julgamento c provas irrefutáveis em 3 instâncias, foi solto p STF (juízes G. Mendes, Fachin, Lewandowski, Toffoli, M.A. Mello, etc..) p meio d firulas insignificantes face o imenso roubo d dinheiro: 15 bilhões de R$, devolvido 6 bi!
Gerd
2022-10-13 11:05:22Sr Carlos. Sabemos quem é o Lula, mas o único perigo que poderia representar é querer implantar um regime socialista, que acredito inviavel, por não ser da índole do povo brasileiro e muito menos permitido pelas FFAA, já o grande perigo do egocentrico líder da direita radical, Bolsonaro, que se vencer assume o Executivo, já conta com o Congresso e pretende apresentar um projeto aumentando o n' de ministros no STF, o que faltará para assumir o poder TOTALITARIO? Em corrupção empatam. voto NULO.
Fabio A Busnardo
2022-10-12 07:37:30Acho até um escárnio essa corja populista se achar de "direta" só pela estética e discursos demagógicos. Posers mamateiros!
Adenilson Cirne De Almeida
2022-10-11 10:03:42A verdade é um só, a impressa pró Lula não combinou com os russos. O tema corrupção dos políticos lá.drões sempre foi e será o grande tema que causa indignação na maioria dos eleitores brasileiros. A GLOBO que era tida como LIXO pelos PETISTAS agora é irmãzinha, aliada de velhos tempos, não se falam em corrupção para não falar do PT. Nós somos mais de 12.000.000 de lavajatistas a sermos atacados pelo PT. Moro é nosso líder maior, vamos decidir estas eleições contra os PETRALHAS e ponto final
Lenart
2022-10-10 20:25:50Matéria muito fraca e eivada de preconceitos. A frase final, então…
MARCOS
2022-10-10 19:22:53Acho que o estrago será bem maior com o luladrao no poder.
Carlos Renato Cardoso da Costa
2022-10-10 07:54:27Os partidos brasileiros não têm qualquer ideologia, o que facilita explicar a infidelidade do eleitorado com eles. Os próprios políticos movimentam-se entre partidos muito mais por conveniência do que por afinidade ideológica. Estou particularmente interessado em ver quantos desses parlamentares de "direita" irão abandonar o PL quando o Valdemar vender seu apoio ao Lula e der as ordens de votação aos seus parlamentares.
Jucemir Siqueira da Silva
2022-10-10 06:48:22Primeiro quero parabenizar CARLOS GRAIEB pela excelente matéria. Você externou como é o eleitor brasileiro de uma forma simples e muito didática. Parabéns.
NESTOR
2022-10-09 23:48:05Sou anti-petista ferrenho e convicto. Centro-direita, não fanático. Ninguém consciente pode votar num corrupto, julgado, condenado e delatado. Lula representa a podridão da política! O Bozo não é a direita que me representa, mas é o que temos para enterrar de vez essa quadrilha. Felizmente em São Paulo não vamos permitir o governo desse poste petista, o pior prefeito que já governou a capital. A virada é possível....A Bahia e Minas mudarão seus votos.