A república dos generais
O pesquisador alemão Christoph Harig diz que os militares continuarão a se beneficiar com Lula ou com Bolsonaro e que a sociedade brasileira não tem coragem de confrontar o poder da caserna
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Cidadão de um país em que os militares são totalmente subordinados às autoridades civis, a Alemanha, o especialista em estudos de segurança Christoph Harig é fascinado pelo papel que os militares exercem na sociedade e na política brasileiras. Para aprofundar-se em seus estudos, ele aprendeu português. Em 2017, sua tese de doutorado no King’s College, em Londres, foi sobre a conexão entre as missões de paz na ONU e as operações militares internas no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
JOEL
2022-07-28 21:53:10Este senhor conhece de Brasil o mesmo que eu conheço de missa. Está por fora um "eito" como diria o sertanejo, não sabe de onde vem e nem pra onde vai a nossa política, nem a maneira como a população está reagindo às práticas corruptas dos nossos lesa Pátria. O povo está de olhos bem abertos e não vai votar nos ladrões de sempre, nem que eles prometam que não vão enganar o povo novamente, ou seja, podemos interpretar isso com a leitura seguinte: vão nos roubar de novo.
Vasconcellos
2022-07-28 11:25:36Acho que o alemãozinho precisa aprender mais sobre o Brasil. Está bem por fora. As Forças Armadas só aparecem no quadro político atual porque o Bolsonaro vive o delírio de dar um golpe de Estado com o apoio do Exército. O alemão está ingenuamente caindo na armadilha infantil lançada pelo Demente.
JOÃO
2022-07-27 13:11:31Os brazucas adoram os milicos. A farda provoca tesões que só Freud explica
Carlos Renato Cardoso da Costa
2022-07-27 04:55:36A república foi instalada com um golpe militar e, desde então, as FA são força atuante na política brasileira com muito mais força do que o saudável. A única maneira de os manter na caserna tem sido comprar a sua obediência com excelentes privilégios, especialmente para os escalões mais elevados. Lula ou Bolsonaro dominam bem a arte de comprar apoio/conivência, pelo que certamente as FA não embarcarão em aventuras.
Ana
2022-07-26 19:22:45É mentira que o teto de gastos foi liberado para funcionários públicos! Sou filha de militar e sei , na carne que isso é uma inverdade. Tive que abrir mão da minha aposentadoria. Se abriu é para esses corruptos do Judiciário que ganham rios em penduricalhos fora da lei.
Marcelo Carvalho Ribeiro
2022-07-26 01:40:52Acho estranho a afirmação de que, as força militares, têm influenciado os governos desde a retomada do governo civil. Se não estou enganado, as forças militares, salvo algumas exceções, receberam menos investimentos e os soldos ficaram muito abaixo do setor público civil. Vários comandantes de unidades militares se queijavam dos baixos soldos e o desprestígio que a categoria vinha tendo dos governos Civis. De fato, o Gen Villa Boas foi o primeiro, da alta patente, a se manifestar politicamente.
Odete6
2022-07-25 19:35:51Como vai, 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 Sr. GENERAL CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ? 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 NÓS OS DECENTES aguardamos ansiosamente a SUA candidatura!!! O BRASIL precisa que CIDADÃOS BRASILEIROS DECENTES candidatem-se para que assim possamos promover a faxina nas funções que devem ser ocupadas por estes e, que atualmente estão - tragicamente - ocupadas por marginais de todos os naipes.
MARCOS
2022-07-25 18:43:55Essa situação é uma temeridade. Temos que acabar com esse estado de coisas, todas as mordomias inclusive.
Fernando Antonio Freire De Andrade
2022-07-25 15:41:51Nada acontecerà cim Forças Armadas brasileiras quem seja eleito em Outubro. Se Bolsonaro conseguir reeleição o regime de mordomia se acentuará. Caso se confitme vitoria do Lula, tambem pouci se acresentará ais quarteis. Lula, viciado em politica saberá alimentar e deixar bem gordinhos nosdos heróis da Frças Armadas
Fernando Antonio Freire De Andrade
2022-07-25 15:38:03Quem venha a presidir o país não trará nenhuma difdrdnça e