A encruzilhada do streaming
O aumento da concorrência, a instabilidade na economia global e o achatamento da curva de novas assinaturas lançam Netflix e outras plataformas de filmes e séries em uma zona de turbulência que pode mudar (de novo) o panorama da indústria de entretenimento
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Em meados de abril, a Netflix descobriu que havia calculado mal: em vez de ganhar novos assinantes no primeiro trimestre deste ano, como projetado, perdera um punhado deles. Sendo uma empresa de capital aberto, viu-se na obrigação de manejar as expectativas e revelar que deve perder outros 2 milhões ainda nos próximos meses. Ora, para quem fechou o mês de março com coisa de 220 milhões de inscritos espalhados por 190 países, isso não há de ser nada, certo? Errado. As ações da Netflix despencaram em cerca de 40%, para valores comparáveis aos do período imediatamente anterior ao surgimento da Covid-19, e o valor de mercado da companhia recuou de 300 bilhões de dólares para menos de 100 bilhões (neste momento, ainda na tendência de declínio, está em 81,5 bilhões). Toda a indústria do streaming, que tanto se agigantou durante a pandemia, entrou em estado de alerta. Ao contrário do que as aparências possam sugerir, não se trata de uma daquelas reações excessivamente emotivas que às vezes acometem os mercados.
De pioneira locadora online de DVDs a pioneira plataforma de streaming, a Netflix cresceu em disparada – e saltou para a expansão em escala geométrica quando inaugurou a produção de conteúdo próprio com "House of Cards", dez anos atrás, e revolucionou o entretenimento doméstico com o conceito de “maratona” – temporadas inteiras disponíveis de uma vez e não no conta-gotas semanal. Desde 2007, quando a Netflix virou serviço de streaming, nunca houve um trimestre em que ela deixasse de crescer. Até este primeiro de 2022, cujos números acabou de fechar. Os players desse segmento entraram em crise de ansiedade: a Netflix é a bola de cristal que todos eles perscrutam porque ela é a forma na qual se moldaram.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Alan
2022-05-30 08:08:57Isabela, você era a única razão pela qual eu ainda lia a Veja. E eu já não aguento mais política, então até na Crusoé e no Antagonista, leio só na diagonal. Só leio crônicas como as do Sabino, Goiaba etc. e por isso assino a Gazeta do Povo. Eu sinceramente espero ler muito mais de você aqui. Não me entenda mal mas não tenho tempo para YouTube.
JOSE CARLOS RAVENNA ATTINI
2022-05-26 14:01:25É muito bom ter artigos e reportagens com assuntos diversificados. A política esta nos sufocando . Achei ótimo
Emerson
2022-05-24 21:39:53Que feliz surpresa a Isabela por aqui. Que esse seja só o primeiro de muitos textos que vieram. Nós agradecemos
Daniela
2022-05-24 19:14:22Muito bom ver Isabela Boscov por aqui! Que ela venha/escreva muitas vezes mais! Ganha a revista e ganhamos todos nós!
Geovane Ferrarini Zanetti
2022-05-23 19:52:51Que otima surpresa! Volte sempre Isabela
FRANCO DANNY MANCIOLLI OLIVEIRA
2022-05-22 18:49:56Bem vinda Isabela. Bom te ver pot aqui
ELIANE FERNANDES TIAGO
2022-05-22 11:45:06Excelente poder ler a Isabela na Crusoé! Sigo seu canal no Youtube e gosto muito da sua forma de criticar sem dar spoiler.
Branda
2022-05-22 03:29:38A revoada de assinantes da Netflix está, ao meu ver, mais atrelada ao alto volume de produção de conteúdo woke do que outros fatores. Não que a cultura woke se restrinja a essa plataforma, mas a consequência da clara orientação política é mais visível nela.
Edna Alves Dos Santos
2022-05-21 23:59:55Maravilha ver a Isabela por aqui. Sigo ela desde sempre.
JULIANA
2022-05-21 19:44:55Muito bacana! Gostei de tudo! Do artigo, do tema "diferente" aqui na Crusoé, e de saber q não sou só eu q estou no aperto, a Netflix tb! (Brincadeira 😜). Acho a qualidade da nossa tv aberta muito ruim, principalmente, para crianças, por isso há tempos, temos todas essas plataformas aqui em casa🙄. Espero q a situação melhore para as plataformas e para todos nós🙏! E q vc continue aqui com suas críticas cinematográficas e deixando o ar mais leve☺️!