A ameaça do 'Narcosul'
O que as autoridades do continente estão fazendo para enfrentar a internacionalização do PCC, presente em sete países além do Brasil
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A fuga em massa de um presídio de Pedro Juan Caballero, no último domingo, evidenciou a força do Primeiro Comando da Capital, o PCC, no Paraguai. Por lá, a facção brasileira, surgida em cadeias paulistas em 1993 como reação ao Massacre do Carandiru, controla o tráfico de drogas e parte do sistema penitenciário. Os paraguaios, no entanto, não são os únicos vizinhos a sofrer com o crime brasileiro tipo exportação. Presente por aqui em todos os estados, com mais de 30 mil integrantes, o PCC tem células em ao menos outros sete países sul-americanos. Na vizinhança, a facção ganhou até um apelido: Narcosul. A fim de tentar conter a sua expansão, autoridades até têm procurado firmar parcerias, mas os desafios ainda são monumentais devido a problemas atávicos da região: fronteiras desprotegidas, polícias despreparadas para o crime organizado e, claro, instituições carcomidas pela corrupção.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ivan
2020-01-27 09:52:43PARABÉNS MINISTRO SERGIO MORO,FUTURO PRESIDENTE DO BRASIL.MORO PRESIDENTE 2022
Alejo
2020-01-27 09:27:07Apenas um adendo: o Hezbollah não é um "grupo radical islâmico". É uma organização terrorista, como sempre deixa claro, por exemplo, Duda Teixeira na própria Crusoé.
Fabio
2020-01-26 17:31:31A estratégia imposta por Moro de isolar os líderes funcionou. Porque ninguém fez isso antes? Bolsonaro colhe frutos pela escolha de um ministro que tem a confiança das polícias e dos brasileiros. Vai mexer no time?
Getulio
2020-01-26 14:55:16O contribuinte não ignora fato relevante: paga tributos de país europeu mas recebe, em contrapartida, bens e serviços públicos moçambicanos. É o tratamento típico de seus políticos, geralmente medíocres, muitos deles inaptos, ineptos ou corruptos. Em nações periféricas, os políticos agem como gafanhotos -- em nuvens e sem jamais respeitar quem os sustenta. Trajando-se de Davi-Eleitor, o contribuinte insistirá em sua tarefa árdua de desinfestar os 'Poderes' da sua inerme e inerte res putrida.
Aldo
2020-01-26 14:12:01Isto é o resultado de combater-se o crime com o "afrouxamento" das penas e criação de facilidades. Fica o dúbio "consolo! de saber que pelo menos uma coisa é organizada em nosso país, o crime.
Getulio
2020-01-26 14:04:52O Davi-Eleitor, sinônimo de contribuinte, não deve aposentar seus seixos e estilingue eleitorais. Nas eleições passadas, conseguiu abater alguns zumbis notórios. Mas há tanto por fazer, não? Escaparam de sua pontaria os vampirões Pandemonium, Nosferatu, Íncubo, Drácula, Chupacabra e Barbiturato (o de orifícios brilhosos). A luta para desratizar o Executivo e o Legislativo não terminou. Tampouco poderão cessar medidas para extirpar a banda podre do Judiciário, fiadora folgazã da impunidade.
Max
2020-01-26 13:30:00O vai e vem das declarações assombradas e as decisões contra as recomendações do Ministro Moro levam a crer que o Jair esqueceu ( por interesse pessoal, de seus amigos enrolados com a justiça e para proteger familiares e a si próprio) a promessa do “BR acima de tudo”. Parabéns Crusoé, por trazer essa matéria que alerta o BR sobre a importância da segurança pública comandada por quem está comprometido com a sociedade brasileira. Em frente Moro!
ILZA
2020-01-26 13:03:01ARMINDO. Fico pensando até onde vai a força ou interesse do narcotráfico em querer o Ministro Sérgio Moro fora do governo!?
Rozenval
2020-01-26 12:45:17Hoje, Bolsonaro só conta com um adversário capaz de lhe derrotar nas próximas presidenciais: ELE mesmo! Pouco a pouco (ou seria muito a muito?), o Capitão fortalece a candidatura de Moro para presidente do Brasil nas eleições de 2022. MORO PRESIDENTE!
Tata
2020-01-26 11:37:54Muito rico !Texto deve ser lido e relido Artigos da Crusoé expandem nossa criatividade , expande nossa crítica pela pesquisa! Gostei muito de ter. sua assinatura recente! Valeu!!!