A cara da vergonha
Novas suspeitas sobre o homem que comandava a fortuna do Pros demonstram, com nome, CPF e endereço, por que ampliar o fundão eleitoral é absurdo. E como os partidos não são punidos como deveriam
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Não é de hoje que o dinheiro dos contribuintes brasileiros tem sido usado para bancar a doce vida de dirigentes partidários e seus familiares. Os políticos esbanjam com viagens ao exterior, carros de luxo, mansões e até helicóptero. Mesmo diante da pressão popular para diminuir a farra, em dezembro o Congresso Nacional aprovou o Orçamento para 2020 com a previsão de 2 bilhões de reais para o chamado fundão eleitoral - criado em 2017 com o nome de Fundo Especial de Financiamento de Campanha, a fim de bancar as despesas eleitorais das siglas após a proibição, dois anos antes, de doações de empresas. Neste ano, a verba deverá financiar as campanhas de candidatos a prefeito e vereador. O texto seguiu para análise do presidente Jair Bolsonaro. Ao mesmo tempo em que diz ser contrário, ele sinaliza que vai respaldar a decisão dos congressistas, para a alegria daqueles que se esbaldam nas conhecidas gostosuras da velha política. A turma é a mesma que desfruta das benesses de outro fundo, o partidário, que, em tese, tem como função primordial garantir o dia a dia dos partidos, com os pagamentos de contas como as de aluguel, água e energia. O dinheiro, que tem de ser repassado mensalmente, não corre risco de ser bloqueado por ninguém. Sai, claro, dos cofres da União.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-01-25 18:05:39Não se deve deixar TIJOLO SOBRE TIJOLO, pois até onde se sabe QUEM QUIS UMA CHANCE TEVE ESTA, aos que foram LONGE DEMAIS a ponto de não serem mais capazes de voltar não se deve dar qq CHANCE a mais, pq o SISTEMA DE JUSTIÇA BRASILEIRO já é suficientemente LENIENTE para esta gente. Do contrário, jamais chegaríamos a este ponto.
Uira
2020-01-25 18:03:40Cadeia para gente como Gilmar Mendes, Renan Calheiros e Cia limitada é PRÊMIO, eles deveriam ser EXECUTADOS. Nada do que aconteça com eles chegará perto do que eles fizeram ao país e aos MAIS NECESSITADOS em todos os seus anos de CRIMES. Isto pq o que não faltou foram OPORTUNIDADES de se CRIAR O MÍNIMO DE VERGONHA NA CARA. Se eles tiverem algum pingo de DIGNIDADE, a chance que deveria ser dada a eles é que se suicidem na cadeia. Esta é a COMPAIXÃO que eles merecem.
Uira
2020-01-25 18:01:04No entanto, se o INTUITO é que se alcance uma FASE DO TERROR, é irrevogável que qq PONTA SOLTA seja descoberta e TODAS sejam puxadas para REVELAR A TRAMA COMPLETA. É mais do que ÓBVIO que o MAIOR SISTEMA DE CORRUPÇÃO jamais desvendado em toda a HISTÓRIA DA HUMANIDADE não seria possível sem que houvesse muitas fontes de IRRIGAÇÃO e FINANCIAMENTO. O APETITE DOS CORRUPTOS é INSACIÁVEL, a única coisa que pode colocar um FREIO neste são LEIS e a APLICAÇÃO destas.
Uira
2020-01-25 17:56:46Como que uma MEGA-ESTRUTURA que custa BILHÕES não viu que aquilo que se convencionou de se chamar de CAIXA DOIS era um GIGANTESCO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO de todo um SISTEMA CORRUPTO? Quais são as INTERSEÇÕES e os PONTOS DE CONTATO com a JUSTIÇA COMUM? Quais são as figuras do MEIO JURÍDICO que fazem a ponte entre a JUSTIÇA ELEITORAL e a COMUM? Quais são as FIGURAS POLÍTICAS que tem TRÂNSITO nas duas JUSTIÇAS? Claro que este seria só um dos BRAÇOS do SISTEMA.
Uira
2020-01-25 17:53:42Sem haver uma COORDENAÇÃO entre o MEIO POLÍTICO e o SISTEMA JUDICIAL, jamais seria possível se SUSTENTAR este SISTEMA CORRUPTO que impera no país. Os PARTIDOS são o MEIO para se chegar ao FIM: o JUDICIÁRIO. Para isto basta se descobrir como é que é possível se manter um SISTEMA PARTIDÁRIO que basicamente vive de RASGAR DINHEIRO. Como é possível que o TSE que custa mais caro que o próprio SISTEMA PARTIDÁRIO não é capaz de DETECTAR nenhuma EVIDÊNCIA de MAL USO DE DINHEIRO PÚBLICO e CORRUPÇÃO?
Uira
2020-01-25 17:50:40O aumento do FUNDÃO atende só aos POLÍTICOS ou tb atende aos demais ENVOLVIDOS que não estão no MEIO POLÍTICO, mas dão sustentação a este? Contratação de ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA com RECURSOS PARTIDÁRIOS não atende à turma do JUDICIÁRIO e se encaixa dentro do MODELO DE IRRIGAÇÃO que permitia que os RECURSOS DESVIADOS chegassem até os CORRUPTOS do JUDICIÁRIO? Se uma COMPORTA foi fechada, não era necessário abrir uma nova para permitir que o DINHEIRO continuasse JORRANDO o ESQUEMA seguisse de pé?
Uira
2020-01-25 17:46:58A quem um DIRIGENTE PARTIDÁRIO CORRUPTO deve pagar para continuar DESVIANDO RECURSOS PÚBLICOS tanto de CONTRATOS PÚBLICOS quanto do FUNDÃO. Antes como os PARTIDOS eram ABASTECIDOS, não era pelos RECURSOS do Petrolão e outros ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO? Sem estes seriam só os POLÍTICOS que sentiriam o impacto no BOLSO ou os CORRUPTOS DO JUDICIÁRIO tb não seriam afetados se a JUSTIÇA ELEITORAL servisse de meio pelo qual eles eram IRRIGADOS com a PROPINA de todo o ESQUEMA?
Uira
2020-01-25 17:43:56Na PRÁTICA, é muito mais SIMPLES e menos CHAMATIVO se valer da JUSTIÇA ELEITORAL para COBRAR PROPINA por favores vendidos na JUSTIÇA COMUM, além de que, conforme o CASO DA JUÍZA SELMA demonstra, a JUSTIÇA ELEITORAL é um meio muito mais efetivo para se CRIAR DIFICULDADES. Ela é o meio mais rápido de se cortar o OXIGÊNIO dos CORRUPTOS e acertá-los onde mais se dói: no BOLSO. É mais do que RAZOÁVEL supor que um DIRIGENTE PARTIDÁRIO CORRUPTO só ficará em PAZ se pagar algo a alguém.
Uira
2020-01-25 17:39:35Qual era a ESTRATÉGIA utilizado por Tiago Cedraz e o ex-ministro do STJ César Asfor Rocha? Não era realizar uma ESPÉCIE de CRUZAMENTO para DISSIMULAR os reais interesses de seus REPRESENTADOS. Alguém com INTERESSES no STJ contratava Tiago Cedraz e vice-versa, alguém com INTERESSES no TCU contratava César Asfor Rocha? Pq o mesmo MODUS OPERANDI não funcionava na JUSTIÇA ELEITORAL? Considerando-se um SISTEMA CORRUPTO e um SISTEMA PARTIDÁRIO CORRUPTO, não é a OPORTUNIDADE PERFEITA?
Uira
2020-01-25 17:36:31O VERDADEIRO ALVO da DEPURAÇÃO e APURAÇÃO de malfeitos no SISTEMA PARTIDÁRIO BRASILEIRO não é este, mas a JUSTIÇA ELEITORAL. Inclusive pq o BACANAL com DINHEIRO PÚBLICO propiciado pela JUSTIÇA ELEITORAL muito provavelmente tem RAMIFICAÇÕES com o BACANAL que se dá na JUSTIÇA COMUM. Se o CAIXA DOIS era um MECANISMO "LEGAL" de corrupção, pq ele tb não seria o MECANISMO através do qual os CORRUPTOS do JUDICIÁRIO se locupletariam em troca de manter o SISTEMA CORRUPTO funcionando?