Que a história seja impiedosa
Uma das reportagens desta edição de Crusoé é sobre a jurisprudência de ocasião do Supremo Tribunal Federal. Desculpe, eu queria mudar de assunto, mas não consegui. Como falar de outro tema se, semana sim, outra também, o STF dá um tiro na cara da Constituição Federal, apenas para livrar da cadeia criminosos do colarinho branco?...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Uma das reportagens desta edição de Crusoé é sobre a jurisprudência de ocasião do Supremo Tribunal Federal. Desculpe, eu queria mudar de assunto, mas não consegui. Como falar de outro tema se, semana sim, outra também, o STF dá um tiro na cara da Constituição Federal, apenas para livrar da cadeia criminosos do colarinho branco? No malfadado e inacabado julgamento que chancelou a jabuticabeira de que existem duas classes de réus -- a dos delatores e a dos delatados num mesmo processo criminal --, o ministro Marco Aurélio Mello teve um lampejo e alertou, à sua maneira barroca:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vagner
2019-10-14 12:13:16Texto excelente a ser divulgado de forma maciça. Grato.
Míriam
2019-10-13 09:29:58Espero mesmo que a História seja impiedosa com o supremo. Os ministros, com suas atuações estapafúrdias, desestimulam a crença na Justiça e no arcabouço legal. Esquecem que onde não há Justiça não há nada. É só barbárie.
Arthur
2019-10-12 16:15:25Pode ser ingenuidade da minha parte, mas vejo vcs como imparciais e defensores do que é justo e certo. Algumas vezes vcs erram, normal. Mas ainda acredito na intenção de vcs. Não acham que está na hora de incentivarem a população para invadirem (pacificamente) a praça dos três podres poderes exigindo a dissolução do Congresso Nacional e do STF? Novas eleições e apoio total à investigação, julgamentos e prisão de todos os corruPTos? A Democracia somente ocorrerá se lutarmos por ela.
ROSANA
2019-10-10 18:38:35Maravilhoso texto. Libera para leitura de não assinantes.
Ricardo
2019-10-10 11:12:05Belo texto! Realmente, os ministros da corte estão muito longe do desejo institucional onde sobra mal caratísmo e falta conhecimento de magistratura. Além disso estão longe do Brasil, das necessidades do país e até mesmo das funções da corte. Só há uma saída, uma população mais ativa para pressionar o Senado Federal para de uma vez por todas frear as injustiças desta corte tosca que virou o STF. Fora Gilmar e Fora Toffoli!
Silvio
2019-10-09 20:51:52Excelente texto, uma pena que tenha me deixado em dúvida se me dá vontade de aplaudí-lo ou de chorar.
Christian
2019-10-09 19:35:26Excelente texto. Eles ficarão com esta mácula pelo resto da vida.
Eliane
2019-10-09 14:04:57Parabéns Mario Sabino,foram sábias suas palavras para descrever o STF que temos, Concordo plenamente. Eliane Limeira
WALDEMAR
2019-10-09 13:58:31Que impiedosa seja a próxima parada: por depuração interna (pouco provável), por um cabo e um soldado ou, por última hipótese, por uma remoção popular. Países vizinhos já sofrem os efeitos de uma justiça errática. Não esperemos que o mesmo que ocorre no Peru, Equador e Venezuela aconteça no Brasil
Francisco
2019-10-09 10:05:23Que assim seja a História. Impiedosa.