Juntos e misturados
No Congresso Nacional, os extremos se unem em torno do acordão para esvaziar os órgãos de investigação e enfraquecer a Lava Jato
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Em março deste ano, alguns deputados e senadores tiveram a ideia de criar uma nova frente parlamentar. O plano de formar um grupo organizado para defender a ética e a probidade na administração pública e combater a corrupção surgiu na sequência da eleição histórica que renovou como nunca antes as duas casas do Congresso. Tudo indicava que o caminho estaria aberto para mudar paradigmas. Engano. A frente tem esbarrado, cada vez mais, na rejeição da ampla maioria dos congressistas aos seus planos. Foi o que ocorreu, por exemplo, com a proposta de emenda constitucional que impõe o fim do foro privilegiado ou com uma outra que, na prática, pretendia derrubar a decisão do Supremo Tribunal Federal segundo a qual crimes de corrupção relacionados a caixa dois e lavagem de dinheiro podem ser julgados pela Justiça Eleitoral. Por outro lado, projetos que os entusiastas do grupo abominam têm avançado com certa facilidade. É o caso da lei do abuso de autoridade e da flexibilização da fiscalização dos partidos. Dos quase 250 integrantes da frente, apenas uma pequena parcela, de não mais que dez parlamentares, se reúne com alguma frequência para traçar estratégias capazes de mudar o quadro. A luta, porém, é inglória. Pelos salões de carpetes verdes e azuis da Câmara e do Senado, a preocupação maior é outra – e se engana quem pensa que é a aprovação das reformas da Previdência e tributária. A pauta que une a maioria das excelências, da esquerda à direita, é a da sobrevivência política – e isso explica uma insólita concertação de parlamentares, de partidos da situação e da oposição, que, quando não operam abertamente para limitar os poderes dos órgãos de investigação e frear a Lava Jato, silenciam sobre as mais novas medidas que, em pouco tempo, podem jogar por terra os avanços conquistados nos últimos anos contra a impunidade e o desvio de dinheiro público.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MARIO KUME
2019-09-19 18:04:10Pelo que estamos vendo desde janeiro a grande batalha é do inseticida contra as formigas cortadeiras, conhecidas como saúvas. É uma batalha árdua e contínua porque temos mais saúvas do que inseticidas...
TEREZINHA
2019-09-19 17:14:43É uma vergonha e uma decepção após a outra o que esses políticos fazem em Brasília. Na minha opinião não deveríamos reeleger mais ninguém, das câmaras municipais ao Senado Federal. Os novatos cometeriam muitos enganos, mas pelos menos não teriam tempo para cometer tantos crimes e prejudicar o País desse jeito.
MARIA
2019-09-19 16:39:49Decepcionada, os porquinhos caruncho, da câmara e senado, os políticos de rabos preso, o cabeça de fosforo e os irmãos metralha, o Stf aparelhado, explorando aptidões de integrantes como: parcialidade, procrastinador de processos, retrógrados, habilidade e presteza em soltar corrupto, compadre, estuprador, invejosos, ambiciosos, inépto e ignóbeis. Enfim todos chafurdando no pântano de Brasília, criando garantias a "casta" privilegiada a impunidade para sempre.
Fátima
2019-09-19 16:03:11Quanta intriga. Todos sabem que sem os bandidos da Câmara e do Senado ninguém governa. Que o Presidente faça o mesmo jogo deles.
JAT
2019-09-19 15:15:11SÓ no BRASIL O CARA CHEGA A MINISTRO DO S.T. FEDERAL SEM NUNCA SER JUIZ > ISSO É UM chute no SACO>
zenaide
2019-09-19 11:34:57com toda essa ladainha de "lava toga e lava jato " foi só para atrasar a reforma da previdência, não tem um deputado desse, que tem boa intenção, isso tudo foi para enrolar e ganhar tempo para o presidente ceder nas emendas nas propinas para esses safados votarem , como pode governar um país com um tanto de canalhas soltos ali dentro daquele congresso e senado , a mudança vai ser lenta como disse o Carluxo. Todos os senadores caras de pau.
Jomar
2019-09-19 11:24:05Outra estratégia seria cair de pau nos bandidos, mas o país travaria de vez. O congresso nada faria, todos os decretos do governo seriam derrubados, as MPs idem, seria o caos. Os militares teriam de fechar o STF e por aí vai. Não sei qual das opões seria melhor, essa ou o acordão. Enquanto o povo continuar elegendo bandido nada vai melhorar. O quê esperar de um povo que leva para o segundo turno de uma eleição presidencial o pior prefeito que São Paulo já teve? É ilusão querer mais mudanças.
Jomar
2019-09-19 11:12:45Todos estão criticando o governo por esse acordão. Mas lembrem-se que somos nós os culpados. Por quê fomos reeleger Gleisi Hoffaman, Renan Calheiros, Rodrigo Maia e tantos outros da mesma laia? Agora o governo é obrigado a negociar aprovações no congresso em troca de benefícios aos ladrões que assaltaram a nação. Caso contrário vai acontecer aqui como na Argentina, onde o governo não consegue reverter a situação econômica e a sra. Cristina já dá sinais de volta ao poder.
Jomar
2019-09-19 11:12:09Todos estão criticando o governo por esse acordão. Mas lembrem-se que somos nós os culpados. Por quê fomos reeleger Gleisi Hoffaman, Renan Calheiros, Rodrigo Maia e tantos outros da mesma laia? Agora o governo é obrigado a negociar aprovações no congresso em troca de benefícios aos ladrões que assaltaram a nação. Caso contrário vai acontecer aqui como na Argentina, onde o governo não consegue reverter a situação econômica e a sra. Cristina já dá sinais de volta ao poder.
Luiz
2019-09-19 09:53:18É infelizmente a mesma força podre que corrói que vai aos poucos invertendo tudo e aos poucos levando a nação para o esgoto novamente e presidente infelizmente tem se adaptado junto com os filhos ao poder que sempre corrompeu , e sabemos que sem um povo ativo cobrando e pressionando a banda podre da política que sempre se elege em seus currais eleitorais , são as mesmas raposas de sempre que estão no comando tanto das orcrims como dos órgãos principais do estado.