Crusoé
18.05.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Reportagens
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Artigos
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram
    Edição Semana 331

    O cineasta integral

    O cineasta Walter Hugo Khouri produziu uma obra autoral com grande sucesso comercial, de modo inédito no cinema brasileiro

    Crusoé
    3 minutos de leitura 08.09.2024 23:02 comentários 0
    Foto: Reprodução.
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Existe uma divisão bastante clara entre o cinema comercial e o cinema autoral, inclusive circuitos diferentes exibem cada tipo de filme. Como se sabe, o cinema autoral tem no diretor a principal força criativa, enquanto no cinema comercial o diretor é parte de uma engrenagem dentro dos grandes estúdios. 

    Existem intercessões entre esses dois circuitos: os filmes de Quentin Tarantino, por exemplo, são autorais e dispuseram da estrutura dos grandes estúdios. O mesmo teve Stanley Kubrick. Não raro acontece também de um filme fazer sucesso no circuito alternativo e chegar ao comercial.

    Mas existe um cineasta brasileiro que realizou uma obra profundamente autoral e obteve grande sucesso comercial. Não consigo pensar em nenhum caso semelhante em nosso país. Trata-se de Walter Hugo Khouri.

    O cineasta paulistano deixou uma vasta obra, são cerca de 26 filmes, e obteve grandes sucessos comerciais, atingindo milhões de espectadores, sem precisar comprometer a sua produção com os lugares-comuns do cinema comercial. 

    Khouri tinha também um excepcional versatilidade: poderia ocupar todas as funções de um filme: produção, direção de fotografia, câmera, roteiro, direção etc. Ele precisou inventar um codinome para colocar nos créditos – Rupert Khouri – para não ficar repetindo o próprio nome em diversas funções. Dizia que podia fazer um filme inteiro em sua casa, com uma câmera.

    Ao mesmo tempo, tratava de temas extremamente complexos como filosofia e psicanálise – a única referência cinematográfica que já vi ao Teste de Szondi foi num filme seu – sem jamais ser hermético, muito pelo contrário.

    Walter Hugo Khouri conseguiu produzir uma obra com uma grande densidade intelectual e psicológica, sem nenhuma forma de pedantismo – os enredos dos seus filmes são atrativos por si mesmos. Ele usava trilhas sonoras originais, compostas por Rogério Duprat, por exemplo, mas também musica clássica e jazz. Tinha um conhecimento musical muito grande e sabia desencavar peças  desconhecidas.

    Khouri trouxe ao cinema brasileiro um novo patamar de profissionalismo não só no aspecto técnico, mas no artístico mesmo: na escolha dos atores (chama atenção a beleza das atrizes que ele introduzia em seus filmes), na decupagem das cenas, na abordagem de temas complicados como incesto, por exemplo, e na ilustração de teorias psicológicas como a de Carl Gustav Jung, que ele usa no filme As Deusas.

    Ele chegou a fazer filmes de gênero – como soft porn (que muitas vezes foram classificados como pornochancadas), suspense e terror. Mas todos são profundamente autorais, é possível ver a sua marca em cada plano. Alguns dos seus filmes – como Amor, estranho amor, que virou polêmico por causa de Xuxa– tiveram milhões de espectadores. É como se o cineasta fosse ele próprio uma indústria do cinema. Não é à toa que a Companhia Vera Cruz, que foi uma tentativa de fazer um grande estúdio de cinema no Brasil, foi comprada pelo cineasta e até hoje pertence à sua família. 

    Diários

    Os espiões do Irã em Israel

    Caio Cardoso Visualizar

    PT esconde a posição do PT sobre o Foro de São Paulo

    Adriano Gianturco Visualizar

    Kremlin não teme possível prisão de Putin na Mongólia

    Redação Crusoé Visualizar

    Uma notícia-crime contra Alexandre de Moraes

    Wilson Lima Visualizar

    Talibã rompe com missão da ONU no Afeganistão

    Redação Crusoé Visualizar

    O clube da luta organizada

    Rodolfo Borges Visualizar

    Mais Lidas

    A boa-nova da IA

    A boa-nova da IA

    Visualizar notícia
    A liberdade de escolher o próprio risco

    A liberdade de escolher o próprio risco

    Visualizar notícia
    AGU não é advogada da Janja

    AGU não é advogada da Janja

    Visualizar notícia
    Após faltar à convocação, chanceler é aguardado no Senado para explicar asilo

    Após faltar à convocação, chanceler é aguardado no Senado para explicar asilo

    Visualizar notícia
    Como o fim da cooperação brasileira afeta a Lava Jato no Peru

    Como o fim da cooperação brasileira afeta a Lava Jato no Peru

    Visualizar notícia
    De terno e sem fuzil

    De terno e sem fuzil

    Visualizar notícia
    Dia da Derrota

    Dia da Derrota

    Visualizar notícia
    Janja se abriga atrás de acusação de machismo

    Janja se abriga atrás de acusação de machismo

    Visualizar notícia
    Literatura de protesto em muro

    Literatura de protesto em muro

    Visualizar notícia
    O impacto real das medidas migratórias de Javier Milei

    O impacto real das medidas migratórias de Javier Milei

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    cinema brasileiro

    < Notícia Anterior

    Para onde vão o Copom e o FOMC?

    08.09.2024 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Ser amigo do rei

    08.09.2024 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (0)

    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (0)


    Notícias relacionadas

    O coach da contracultura

    O coach da contracultura

    Jerônimo Teixeira
    30.08.2024 01:54 5 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    O Brasil medieval

    O Brasil medieval

    Josias Teófilo
    30.08.2024 01:54 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    A tentação retórica do cinema brasileiro

    A tentação retórica do cinema brasileiro

    Josias Teófilo
    23.08.2024 03:30 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Pelo retorno do telecatch eleitoral

    Pelo retorno do telecatch eleitoral

    Orlando Tosetto Júnior
    23.08.2024 03:30 5 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso