O heroísmo brasileiro
Um estado inteiro ficou debaixo d’água. Um país inteiro se mobilizou para ajudar
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Alguns eventos são tão avassaladores e mudam tão radicalmente a maneira de vermos o mundo que, mesmo antes de acabarem, já são considerados históricos. Foi assim com a Covid, que deixou 700 mil mortos somente no Brasil e inoculou em todos o medo das pandemias. A enchente do Rio Grande do Sul segue no mesmo caminho. Primeiro, porque alterou a percepção de risco que os brasileiros têm de eventos climáticos extremos. Segundo, pelo seu gigantismo. Um estado inteiro ficou debaixo d’água. Um país inteiro se mobilizou para ajudar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Amaury G Feitosa
2024-05-23 10:35:46A nação, mesmo dividida, é infinitamente maior que esta ditadura ditadura insana ...
Pedro Apenas Pedro
2024-05-20 12:08:21O artigo realmente é muito bom e eloquente. Entretanto, esse heroísmo também tem muito o reflexo da inanição do Governo Federal, dono do cofre. Se me permitem uma sugestão de pauta: analisem as promessas feitas nas últimas tragédias(Petrópolis , Teresópolis e região, São Sebastião e outras recentes. Obras paralisadas pelo MP , obras inacabadas, apartamentos e casas com previsão de entrega em 2025 e por aí vai. Esse mesmo heroísmo tem que se manifestar nas urnas.
Aurea Marchetti Moraes
2024-05-19 17:43:08Mto bom, Duda!
Sergio
2024-05-19 13:36:35Estamos vivendo uma revolução silenciosa e pouca gente está percebendo, na qual a democracia representativa dará lugar à democracia direta e o poder do estado dará lugar à participação cidadã. Os meios para viabilizar essa transição: educação, tecnologia, ciência e humanidade.
Sandra Regina de Carvalho
2024-05-18 10:43:48Excelentes considerações, Duda! Vocês conhecem o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, desenvolvido em 2015 pelo Ministério do Meio Ambiente? São 370 pag. de um clima muito sério e abrangente, com análises e recomendações que não foram levadas em conta. https://antigo.mma.gov.br/clima/adaptacao/plano-nacional-de-adaptacao.html . Poderia ter evitado ou minimizado essa terrível catástrofe.
MARCEL SILVIO HIRSCH
2024-05-18 09:58:35Parabéns ao heroismo brasileiro. Espírito cidadão exemplar!
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-05-17 11:07:20A população fez tudo que fez sem nenhuma organização e conseguiu muito. Mas, de fato o 2º momento depende de muita organização, sobretudo, controle. O momento da reconstrução parece fadado a acontecer desvios de verbas, na mesma proporção que conhecemos através da LAVA-JATO. A cara do Lula nunca me foi confiável, e não acho que ele saiba agir como um verdadeiro líder. Ele só sabe fazer palanque. Agora chamou outro incompetente (Pimenta) par a comandar a tal Secretaria. Outro palanque!
clePTomaniaco
2024-05-17 10:42:12Mesmo quem, como eu, que falo mal do comportamento médio brasileiro, me surpreendi com a resposta rápida da sociedade civil brasileira no episódio da tragédia no Rio Grande do Sul. Mas permaneço cético em relação aos governos, em seus três níveis. Nada, ou quase nada, fizeram, apesar dos contínuos avanços nos bolsos dos cidadãos.
Renan
2024-05-17 06:51:54Parabéns 🎯