Duas faces do Brasil
Tenho viajado pelo país por razões profissionais e, por isso, me chama atenção o contraste entre o Sul e o Nordeste do Brasil
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Tenho viajado pelo país por razões profissionais e me chama atenção o contraste entre o Sul e o Nordeste do Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Luciano
2024-04-29 23:54:43Excelente artigo. Citações de Gilberto Freyre e Antônio Risério muito pertinentes. Como um amante das igrejas barrocas do NE, concordo com a visão do autor to artigo.
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-04-27 17:45:26É bom lembrar ainda que Lule - Papi dos póbri, já teve 3 oportunidades para mudar a realidade do Nordeste. Esse ex-metalúrgico tem vontade política para incentivar o Turismo? seria uma grande fonte de renda para os nordestinos, até valorizando mais a cultura, ela atrai os Europeus, principalmente. As praias nordestinas encantam, e haveria muita mão de obra para enriquecer a região. Mas, a ideia é vender a facilidade das cestas básicas, vale-isso, vale-aquilo. É o estímulo à preguiça.
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-04-27 17:20:00Diante do que se coloca parece difícil haver uma integração pois são culturas muito distintas. Mas, deve-se lembrar que o Sul tem abrigado, cada vez mais, os nordestinos que fogem da pobreza, ainda que sua cultura artística seja mais marcante que a do Sul. Por outro lado, os imigrantes, com sua formação europeia, conseguiram superar a pobreza e construíram uma cultura própria, não excludente. Paulo Leminski, curitibano, interagiu com Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro entre outros.
CHRISTIANO AQUILLES
2024-04-27 00:58:42Me pergunto qual a finalidade do artigo? Ter o melhor dos dois mundos? Estranha a ideia de um Nordeste que representa melhor o que são as características profundas do brasileiro. Certamente, represente as características dos brasileiros de lá do Nordeste. Não me parece fazer sentido um recorte entre regiões em que uma delas é mais representativa da identidade brasileira do que a outra. Acredito que o brasileiro é exatamente a mistura de raças submetida às condições econômico-geográficas na sua