Fahrenheit 171
Leio no Estadão que o governo de Santa Catarina, esse baluarte do iluminismo, divulgou uma lista de livros que devem ser banidos das escolas do estado. O Index Prohibitorum Catharinensis inclui obras como It, o best-seller de Stephen King, e Laranja Mecânica, o clássico de Anthony Burgess. Nem vou me estender sobre o fato de...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Leio no Estadão que o governo de Santa Catarina, esse baluarte do iluminismo, divulgou uma lista de livros que devem ser banidos das escolas do estado. O Index Prohibitorum Catharinensis inclui obras como It, o best-seller de Stephen King, e Laranja Mecânica, o clássico de Anthony Burgess. Nem vou me estender sobre o fato de que Burgess era um escritor católico e seu romance é basicamente uma fábula sobre o livre-arbítrio; noto apenas que os censores também colocaram na lista duas obras mais conhecidas nas versões para o cinema (Coração Satânico e Donnie Darko), o que me faz imaginar que eles viram os filmes e não passaram nem perto de folhear uma única página dos livros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-11-16 18:33:17É UMA FORMA DE BURRICE BRUTA. CENSORES IDIOTAS. DEVEM SER PETISTAS (COMUNISTAS) ENRUSTIDOS.
Alessandro
2023-11-12 23:46:37O Caô, digo, o Caê vestido como Banana de Pijamas em plena luz do dia mostra que nossa “enteluquitualidade” só começa a pensar depois da mamadeira de pir, digo de toddy e depois de um charuto de mamonha. Mas respondendo a questão, A, B e C fazem todo sentido enquanto D e E são razoáveis. Aí que entra a grande pensadora contemporânea Dilma Bucéfala e sua máxima máxima: “ninguém vai acertar ou errar, vai todo mundo errar”. Alegria, alegria, Banana de Pijama… ou não.
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-11-11 13:54:15É óbvio que os políticos catarinenses estão interessados em holofotes para bolsomínions. Até aí tudo bem, mas é muita burrice achar que é possível proibir um livro na conjuntura atual. Com exceção dos países "dos Aiatolás" ou naquele cantinho perto da China, chamado de Coreia do Norte, não há quem segure a internet de se chegar a essa literatura.
Francisco
2023-11-11 08:21:47A burrice é democrática, abraça todos os credos, cores e classes sociais indistintamente. E censura boa é censura que não é comigo.
Ana
2023-11-10 23:04:21Kkkk essa prova do Enem foi uma piada de mau gosto
Renata
2023-11-10 07:14:59Foi Laranja Mecânica ou 1985?
Delei
2023-11-10 06:28:36A Goiabice da Semana é para o pessoal que contratou uma fulana para cantar o Hino Nacional e a ameba não sabia a letra.