O SUS é a verdadeira medicina alternativa
Nenhum tratamento no SUS pode ter "eficiência cientificamente comprovada” se só é oferecido depois que a pessoa foi cremada
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Um amigo meu teve câncer no ano passado. Fui eu, na verdade, mas gosto de ser discreto nessas coisas para ir criando uma falsa reputação de mistério e elegância. Então vamos dizer que foi o meu amigo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Diva
2023-08-26 16:08:09De fato, o tal SUS, deixa muito a desejar. Quase 1 ano pra marcar raio X da mão, e até agora nada. Minha irmã, sabe bem como é.
VITOR
2023-08-10 17:42:02O autor deveria ter se limitado a criticar a total inoperância do SUS - no que tem completa razão. Agora, ficar criticando a Ciência e defendendo o uso de práticas reconhecidamente inócuas segundo testes feitos em populações estatisticamente significativas é, desculpe dizer, demonstração de ignorância. E não, não é melhor tratar alguém com um tratamento errado do que "não fazer nada". Na verdade, dá na mesma.
Tulio
2023-08-06 09:34:53Ciência é um método para se descobrir fatos, não necessariamente verdade e é dinâmica. Há todo um método para se comprovar a eficácia, a eficiência e a segurança de intervenções em saúde, internacionalmente validadas. Estás intervenções devem ser aplicadas no paciente certo, na hora certa. Se se aplica a intervenção no paciente errado e/ou na hora errada, não há benefício. Mas isto depende da gestão do sistema e não da ciência. Exaltar pseudociência em detrimento da ciência não é a solução.
Delei
2023-08-05 08:02:01As pessoas que se curaram ou melhoraram a saúde usando medicina alternativa não se importam com discussões que levam a lugar algum. Concordo com você que ainda por cima trata com leveza assunto espinhoso.
ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA
2023-08-04 19:07:47Os pseudointelectuais tem a mesma característica dos pseudocientistas: encantam pelas palavras. Argumentar que qualquer tratamento é melhor antes que depois de morrer é absolutamente verdadeiro. É claro que o colunista não vai contextualizar sua rinite, dizendo que outros tratamentos estava fazendo, nem que remédios estava tomando, afinal, depois de anos com rinite ele dizer que não estava fazendo tratamento nenhum ou ingerindo remédio algum não é crível. Exceto por idiotice.
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-08-04 14:11:45Entendo a crítica principal à ineficiência de um sistema de custo altíssimo e de serviços paupérrimos (que subscrevo, aliás), mas daí ao salto para a qualidade da medicina alternativa vai um pedaço. O seu valor é meramente como placebo, que não deve ser descartado, mas também não financiado e oferecido pelo mesmo sistema tão horroroso, como evidente pela sua própria experiência
Maria
2023-08-04 13:38:01Gosto muito dos seus textos e você é muito engraçado. Mas tenho alguma condição técnica de discutir o assunto e você não. Seu texto, fora a escrita charmosa, equivale a evidência científica de um influencer. Tanto tratamentos sem evidência científica mínima quanto tratar alguém depois de morto é ineficiente e muito caro (já que é inútil). Mas não concordo com generalizações como “acupuntura não funciona”. Não funciona para quê? Ausência de evidência não significa evidência de ausência.
Marcia E.
2023-08-04 13:36:03Sempre faço acupuntura com um cardiologista que resolveu se dedicar á essa "ciência oculta". Se especializou na China. Não resolveu o problema de câncer de minha mãe, mas trata dos efeitos colaterais dos remédios fortíssimos que ela tem que tomar. E mais, ele aceita Unimed! Coisa rara aqui em Curitiba. Já o SUS não tenho boas experiências , principalmente com os que atendem. Pensam que são os "tais". Humilham uma mãe com nenê no colo e fazem esperar por mais de 3 horas na fil
MAX
2023-08-04 09:31:17Salve! Alexandre. Prazer em lê-lo (que lingua a nossa!). A homeopatia realmente funciona, nossa família é testemunha disso; acumpuntura também funciona, que o digam os milhões de chineses que utilizam a técnica; já , psicanálise não tenho idéia.
Renata
2023-08-04 08:42:04Tratei incidências seguidas de resfriados fortes com homeopatia e muito raramente passei a ter depois. Minha mãe tratou dores articulares com acupuntura e não curou o problema, mas aliviou a dor de uma forma que chamou a atenção. Placebo? Pode ser. Quando tudo o mais falha…