Autofagia brasileira
Livro de Fernando Limongi atribui impeachment de Dilma Rousseff à tentativa desesperada dos integrantes da coalizão governista de sobreviver à Lava Jato
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Fernando Limongi (FGV e USP) é um dos cientistas políticos mais importantes do Brasil. Pode-se dizer que foi ele o pioneiro no estudo do “presidencialismo de coalizão”, embora esse termo tenha sido cunhado por Sergio Abranches. Na semana passada Limongi lançou, pela editora Todavia, o livro Operação Impeachment, Dilma Rousseff e o Brasil da Lava Jato. É um primeiro passo para entender um momento importantíssimo da história política não apenas pelo evento em si — a segunda vez que um chefe de Executivo é impedido pelo Congresso em menos de 30 anos de democracia —, mas principalmente por ter parido a conjuntura atual, desequilibrada e pressionada pela desconfiança.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
maria
2023-05-31 23:19:22Eu só gostaria de saber o que realmente aconteceu na eleição de 2014, porque até hoje não entendi aquele lapso de horas até o resultado final ser divulgado !!! Não confiei nada no resultado. Bastante plausível acreditar no vale tudo do PT . Infelizmente
Maria
2023-05-31 15:27:23O Limongi nao conseguiu pensar que todos sao corruptos e tem telhado de vidro? Sistema cooptado!
Elvio Bernardes
2023-05-30 19:31:43Paga que eu comento
ROBERTO DE VASCONCELLOS PEREIRA
2023-05-29 18:03:46Desculpe, Limongi, mas não se pode fechar os olhos a que Dilma tem sérias deficiências e distorções de raciocínio, amplamente registrados em inúmeros vídeos e declarações à imprensa escrita. Tem uma visão turva e confusa de mundo, além de uma lógica deformada. Parece que tem déficit de atenção ou algo equivalente. Para piorar, se acha muito inteligente e sábia. Que perigo! Com uma liderança assim, e com as ideologias que a acompanham, o Brasil só poderia mergulhar na maior crise da história.
Marcelo
2023-05-28 10:03:41Muito bom artigo!! A tese e muito boa!
Marcia E.
2023-05-27 14:25:09Concordo plenamente com qualquer coisa que chamem de "expediente questionável". Foi por usá-lo em muitos momentos que se chegou aos nomes dos responsáveis pelo desvio de dinheiro e corrupção. Usassem os métodos seguidos pelo que se atribui "legal" nada aconteceria e não conheceríamos os nomes. Infelizmente, "graças às leis vigentes" e a juízes corruptos vemos a corja solta para voltar ao crime. E é o que temos visto depois do encerramento da verdadeira LAVA-JATO.
Amaury G Feitosa
2023-05-27 11:13:34Sou perseguido pelos "intelectuais" por conhecer estratégia saber focar e visualizar o futuro mas aí está mais uma prova da ignorância diplomada deste país sob fanatismo e muita insanidade, ninguém neste país bosteja mais asneiras que nossos doutores que em incomensurável insanidade acha que a solução para os problemas nacionais é universalizar a miséria ... imbecís, idiotas e seus diplomas não servem nem para limpar bundas.
Delei
2023-05-27 07:11:42A Lava Jato levada a efeito em sua plenitude lavaria o sistema político e faria as vezes da Lava Toga. O sistema reagiu e o país voltou para a lama.