Crusoé
04.07.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Reportagens
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Artigos
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram
    Colunistas

    A ópera feita por quem odeia ópera

    Na adaptação identitária e "decolonial" de O Guarani, de Carlos Gomes, os elementos indígenas não são nada mais que um ruído

    avatar
    Josias Teófilo
    5 minutos de leitura 18.05.2023 21:37 comentários 8
    Em nenhum material de divulgação de O Guarani são informadas as alterações feitas por Ailton Krenak e Cibele Forjaz
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR
    Atenção!

    Este conteúdo é exclusivo para assinantes

    Acesse esse conteúdo como cortesia da Logo Stake LEIA GRÁTIS Ou Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
    ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
    Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
    Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
    Descontos de até 70%
    Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
    Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
    VOLTAR
    QUERO ASSINAR

    Logo que o Theatro Municipal de São Paulo anunciou a montagem de O Guarani, a ópera de Carlos Gomes, com a concepção de Ailton Krenak, uma controvérsia programada veio à tona. Programada porque foi feita para a aprovação de uns e desaprovação de outros — é assim que se “provoca” o debate hoje em dia.

    Diários

    Os espiões do Irã em Israel

    Caio Cardoso Visualizar

    PT esconde a posição do PT sobre o Foro de São Paulo

    Adriano Gianturco Visualizar

    Kremlin não teme possível prisão de Putin na Mongólia

    Redação Crusoé Visualizar

    Uma notícia-crime contra Alexandre de Moraes

    Wilson Lima Visualizar

    Talibã rompe com missão da ONU no Afeganistão

    Redação Crusoé Visualizar

    O clube da luta organizada

    Rodolfo Borges Visualizar

    Mais Lidas

    A persistência do patrimonialismo

    A persistência do patrimonialismo

    Visualizar notícia
    A tentação do realismo

    A tentação do realismo

    Visualizar notícia
    As urgências da memória

    As urgências da memória

    Visualizar notícia
    Chega promete investigar "influência" de Gilmar em Portugal

    Chega promete investigar "influência" de Gilmar em Portugal

    Visualizar notícia
    Lula tem tempo para a condenada Cristina, mas não para Milei

    Lula tem tempo para a condenada Cristina, mas não para Milei

    Visualizar notícia
    Milei exige libertação de militar sequestrado pela ditadura de Maduro

    Milei exige libertação de militar sequestrado pela ditadura de Maduro

    Visualizar notícia
    O bandeirinha cordial

    O bandeirinha cordial

    Visualizar notícia
    O Lula velho e o velho Lula

    O Lula velho e o velho Lula

    Visualizar notícia
    O paradoxo do turista

    O paradoxo do turista

    Visualizar notícia
    O que está por trás da “One Big Beautiful Bill” de Trump

    O que está por trás da “One Big Beautiful Bill” de Trump

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Ailton Krenak

    Carlos Gomes

    identitarismo

    Índios

    O Guarani

    ópera

    < Notícia Anterior

    Ilegal, imoral ou engorda

    12.05.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    "Boulos invade casas. Eu as construo”, diz prefeito de SP Ricardo Nunes

    18.05.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    Josias Teófilo

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (8)

    Delei

    2023-05-24 08:36:20

    Tem razão, os caras deviam avisar que a ópera não é uma ópera.


    Manuela Paoletti Ortiz

    2023-05-22 07:57:02

    Quem gosta de opera quer ve-la do modo que ela foi criada.


    KEDMA

    2023-05-21 10:53:17

    Inacreditável! Ainda bem que eu nasci no século passado e foi possível ler as obras de José de Alencar e ouvir a ópera de Carlos Gomes.


    Osmair

    2023-05-20 10:40:57

    Não vi, mas deve ter sido uma peça típica de Tupiniquins bagunçados. E nisso está coerente com nosso Brasil. Diferente foi Carlos Gomes.


    Renata

    2023-05-20 10:15:42

    Com as críticas negativas, é certo que os responsáveis pela DESmontagem vão dizer que é uma visão colonialista, eurocêntrica, etc.


    Marcia E.

    2023-05-19 20:58:19

    Isso me cheira a Ditadura, onde se define o que o evento deve representar. E, claro, sempre traz mensagens do governo. Até hoje já vi coisas semelhanças acontecerem na Coreia do Norte e China. Pior, o povo tem que aplaudir no final, senão sofrerá consequências. Porém, nota-se que não existem falhas na produção e execução do evento. Já no Brasil parece que não acertaram nem problemas técnicos. Coitado dos que foram assistir


    Carlos Renato Cardoso Da Costa

    2023-05-19 14:09:01

    A desfiguração de obras de arte como forma de protesto apenas expõe a incapacidade artística do seu promotor. Brilhante seria criar arte nova sob a perspectiva do outrora humilhado ou mal representado. Mas, para o incompetente, a polémica vã da canibalização da obra alheia vale mais do que a criação de algo novo, belo e artisticamente único.


    Iara Belli Passos

    2023-05-19 01:23:41

    O publico levou flechadas por todos os lados.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (8)

    Delei

    2023-05-24 08:36:20

    Tem razão, os caras deviam avisar que a ópera não é uma ópera.


    Manuela Paoletti Ortiz

    2023-05-22 07:57:02

    Quem gosta de opera quer ve-la do modo que ela foi criada.


    KEDMA

    2023-05-21 10:53:17

    Inacreditável! Ainda bem que eu nasci no século passado e foi possível ler as obras de José de Alencar e ouvir a ópera de Carlos Gomes.


    Osmair

    2023-05-20 10:40:57

    Não vi, mas deve ter sido uma peça típica de Tupiniquins bagunçados. E nisso está coerente com nosso Brasil. Diferente foi Carlos Gomes.


    Renata

    2023-05-20 10:15:42

    Com as críticas negativas, é certo que os responsáveis pela DESmontagem vão dizer que é uma visão colonialista, eurocêntrica, etc.


    Marcia E.

    2023-05-19 20:58:19

    Isso me cheira a Ditadura, onde se define o que o evento deve representar. E, claro, sempre traz mensagens do governo. Até hoje já vi coisas semelhanças acontecerem na Coreia do Norte e China. Pior, o povo tem que aplaudir no final, senão sofrerá consequências. Porém, nota-se que não existem falhas na produção e execução do evento. Já no Brasil parece que não acertaram nem problemas técnicos. Coitado dos que foram assistir


    Carlos Renato Cardoso Da Costa

    2023-05-19 14:09:01

    A desfiguração de obras de arte como forma de protesto apenas expõe a incapacidade artística do seu promotor. Brilhante seria criar arte nova sob a perspectiva do outrora humilhado ou mal representado. Mas, para o incompetente, a polémica vã da canibalização da obra alheia vale mais do que a criação de algo novo, belo e artisticamente único.


    Iara Belli Passos

    2023-05-19 01:23:41

    O publico levou flechadas por todos os lados.



    Notícias relacionadas

    Golpe contra a democracia

    Golpe contra a democracia

    Wilson Lima
    19.05.2023 03:30 12 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Precisamos de uma CVM do futebol

    Precisamos de uma CVM do futebol

    Ivan Sant’Anna
    18.05.2023 21:37 5 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Lula está acertando em tudo

    Lula está acertando em tudo

    Augusto de Franco
    18.05.2023 21:37 6 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    O Congresso está maduro para o parlamentarismo?

    O Congresso está maduro para o parlamentarismo?

    Leonardo Barreto
    18.05.2023 21:37 5 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso