O Congresso está maduro para o parlamentarismo?
O Legislativo dá sinais de querer mais espaço na formulação de políticas públicas, que é onde o jogo grande acontece. É aí que entra a questão do parlamentarismo – ou do semipresidencialismo
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
“Deputado, se Lula decidir gastar irresponsavelmente, o Congresso Nacional lhe colocará freios?” A pergunta nada inocente foi feita em uma noite de segunda em Brasília, quando as caldeiras da política ainda não esquentaram, a um influente parlamentar que concedia uma coletiva informal a jornalistas num pequeno restaurante da cidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Renata
2023-05-21 22:57:56Faz diferença trocar presidencialismo pelo parlamentarismo se continuarmos elegendo sempre as mesmas tranqueiras?
ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO
2023-05-21 14:33:11Eu sou a favor de um regime parlamentarista (votei assim no plesbicito de 1992), porém o que está sendo instalado no Brasil é um "parlamentarismo jaboticaba". Não há parlamentar que aceite o fim de seu mandato se não conseguirem formar maioria convocando-se novas eleições, não há o compromisso deles com o gabinete formado, sempre querem uma negociação nova a cada projeto importante a ser votado (e novos "jabaculês"). São quase todos (ou todos) uns "Justo Veríssimo", o personagem de Chico Anysio.
DELAMAR Pereira Nogueira Neto
2023-05-21 10:44:23O parlamentarismo seria uma vacina contra o populismo, contra a esperança de eleger o salvador da pátria. Talvez melhore a qualidade dos eleitos para o congresso a partir do entendimento de que o Congresso definirá o rumo do País
KEDMA
2023-05-21 09:49:40Muito bom artigo Leonardo.
Francisco Claudio Rodrigues Holanda Junior
2023-05-20 08:13:25Sinceramente, não está maduro, mas prefiro um parlamentarismo com voto distrital do que esse nosso modelo capenga de presidencialismo de coalizão, altamente populista, da esquerda à direita. No fim das contas, não somos sequer uma democracia madura, haja visto uma tentativa recente de golpe militar e atualmente a censura que estão querendo nos impor. Que venha o parlamentarismo! Tá na hora do congresso dar a cara a tapa pra população.
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-05-19 14:02:221- o sistema político está definido na constituição. Qualquer alteração a ele sem consulta popular, de forma declarada ou disfarçada, é golpe; 2- não interessa qual o o sistema, com os atores que temos qualquer deles falhará.