Como o petismo contribuiu para o surgimento do bolsonarismo
Irritação com o patrulhamento, com a incapacidade de reconhecer os próprios erros e com a condenação moral que o PT promove dos seus críticos deu força à antítese do partido
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
As pessoas ainda não entenderam bem o que foi o surgimento do bolsonarismo. Tem todas as características de uma revolução social, embora uma revolução para trás, reacionária. Não foi um movimento conservador e sim retrógrado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Renata
2023-05-19 09:44:44E pra piorar, essas pessoas se dizem “de direita”, como se bastasse ser anticomunista pra isso, maculando a imagem da verdadeira direita liberal. Direita de verdade não é nacionalista nem militarista, e deixa os costumes e religiões por conta e risco de cada um.
Alessandro
2023-05-18 21:41:12Mais um texto da Foice de SP patrocinado por sabão em pó OMO. Incapazes de reconhecer-se corrupt0s por natureza, mamadores da teta pública, v@gabundos profissionais, gente mal intencionada, e parasitas dos pagadores de impostos a petralhada vem com essa groselha de “bolsonarismo” e blá-blá-blá tentando bestificar quem simplesmente sente ojeriza pelo PartidodosTrapaceiros e seus adeptos. Comentário patrocinado por Sininho e seus Blackblocs h0micidas.
Tânia Maria Pinto Sena
2023-05-16 15:41:42Não concordo com a banalização feita à lavajato, nomeada no artigo apenas como alternativa antipetista; faltou o devido valor aos louros da luta dessa corajosa operação.
Vitor Carlos Marcati
2023-05-16 07:51:57Nos fatores alergênicos dos antipetistas, no qual me incluo, a corrupção sistêmica ou a cleptocracia que o PT implementou, e que são substituídos por termos simpáticos como “ Erros do partido” como no texto em tela, para aliviar a tragedia que foi e continuará sendo, devido a intelectuais como o autor que não aceita uma oposição de verdade que o Brasil continuará descendo a ladeira democrática rumo a cleptocracia tão desejada pelo PT
Ana Lúcia Cavalcanti Pedrosa
2023-05-15 16:53:03O senhor se referiu aos esquerdistas e não aos direitistas, fez uma análise errada da direita no pais. Não leio mais a sua coluna , somos pessoas educadas , esclarecidas , não queremos ditadura nem violência, etc. Já sei qual é o seu partido , é aquele que olha para trás nas questões econômicas e no presente para a licenciosidade. Vou cancelar a assinatura. Obrigada.
Laércio
2023-05-15 13:12:09Excelente texto! Tudo que se precisava saber sobre o que aconteceu para a ascensão do bolsonarismo. As pessoas realmente se deixaram capturar pelo anti petismo. O bolsonarismo é tão maléfico que o petismo.
MAX
2023-05-14 09:04:33Excelente. Conseguiu explicar exatamente tudo aquilo que a gente intuía. Posso dizer que é o meu caso: antipetista mas não bolsonarista, e pelas razões apontadas no artigo.
José Mauro Lehmkuhl
2023-05-13 18:42:36Excelente artigo. Excelente. Condensado, inteligente, esclarece o que se passa, mostra o Brasil político da sociedade das primeiras duas décadas do século XXI. Parabéns.
Marcia E.
2023-05-13 13:19:09Sou da República de Curitiba, e lavajatista sem medo de dizer. Mas isso não me tornou bolsonarista. A única coisa que vi foi a oportunidade de desmascarar os políticos que vira e mexe voltam ao poder, sem ter a mínima vergonha de terem sido presos, julgados, condenados, já que sabem as nossas leis e penalidades só servem para os cidadãos comuns. Ainda assim gostei do seu artigo pois ele resume bem o perfil da sociedade brasileira.
Antonio Faoro
2023-05-13 13:16:20Análise muito lúcida.