É preciso consertar a obra de Clarice Lispector
Ela não é uma escritora reconfortante para quem se ocupa das questões políticas (e não literárias) da discriminação e do preconceito. Como garantir que não será cancelada amanhã ou depois?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
É realmente um escândalo que passagens preocupantes da obra ficcional de Clarice Lispector (1920-1977) ainda não tenham sido expurgadas. Estive dando uma olhada em seus contos e há uma grande quantidade de trechos que põem em destaque características físicas dos personagens. É impossível ficar indiferente diante dos riscos que isso traz a leitoras e leitores: as passagens podem mexer com inseguranças ou lembrar experiências dolorosas, disparando gatilhos de pânico e infelicidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Renata
2023-03-16 07:21:03As empresas (aí incluindo as editoras) estão muito acovardadas. Essas campanhas de cancelamento são gritarias que logo passam. Que poder há de ter uma militância histérica dessas pra quebrá-las?
Alessandro
2023-03-14 20:14:11Um conhecido (e histérico) “influencer”, seja-lá-o-que-diabos-seja-isso, queria cancelar Moby Dick por “ficar realmente incomodado” com o “racismo” de Herman Melville: onde já se viu um cachalote BRANCO? Como não ficaria bem para os politicamente corretos queimar livros em praça pública tal qual os n@zist@s, eles inventam patacoadas do gênero para (tentar) reescrever clássicos da literatura. Há de chegar a vez da Bíblia…
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-03-14 11:30:19Excelente texto, mas não deixa de ser triste que o óbvio tenha de ser dito constantemente. Contudo não podemos cansar de o dizer, sob pena de deixar a loucura e a censura se instalarem para não mais saírem
Ricardo
2023-03-14 03:42:32O militante petista graieb, que conseguiu espantar até o dantas, quer destruir a obra de uma escritora brasileira clássica. O conhecimento que ele acha que possui não chega aos pés da Clarice. Uma petulância de quem se acha o centro do universo.
Robson Correa Chaves
2023-03-12 21:39:47Estamos vivendo não na era do Iluminismo, mas do ilusionismo. Só podemos ser bons ou maus, nunca ambos. Hahahahaha. O ser humano é capaz de tudo, inclusive de se iludir com o falso moralismo em voga.
Maria
2023-03-12 17:52:21Não sei em que mundo essas pessoas vivem. Um mundo fofo, talvez, onde as maiores barbaridades são livros antigos citando aspectos físicos. Então se empenham arduamente com seus iphones contra esses crimes terríveis. Um mundo sem traficantes que julgam os moradores de suas comunidades, aplicando até pena de morte em crianças, sem direito a contraditório, sem esperar a pena transitar em julgado…
luiz antonio-rj
2023-03-12 12:44:37Essa agenda do politicamente correto deveria ser rasgada e quem quisesse resgatá-la, fu zilado em praça pública.
Delei
2023-03-12 10:43:09Conforme o grau de interesse se reescreve a história e em outros casos querem apagar a história. Ainda por cima chamam de evolução. Tragicamente ridículo.
PAULO
2023-03-12 08:55:40Cancelaram até o Mensalão e o Petrolão. Simplesmente não existiram.
Lucia
2023-03-11 11:37:19É assustadora essa “política de cancelamento” atual! Pelo andar da carruagem não vai sobrar nada - só a mediocridade.