Ódio aos colunistas de opinião
Se os brasileiros não se dedicam ao consumo do jornalismo factual, torna-se inviável o debate e a compreensão coletiva de um mundo em que habitamos todos
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Uma recente pesquisa do Reuters Institute mostrou que apenas 28% dos brasileiros que consomem jornalismo estão preocupados com fatos. Os demais preferem opinião. Escrevo colunas na imprensa há algum tempo e tenho a nítida sensação de que o jornalismo de opinião não proporciona no debate público toda essa reflexão noticiada pela pesquisa. Uma boa parte das pessoas ama ou odeia tudo que o colunista escreve, sem meio-termo, deixando a sensação clara de que o texto nem sequer foi lido – ao menos como devia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
KLEBER
2023-04-10 05:27:47Na verdade as pessoas só querem ouvir o que lhes agrada, mesmo sem procurar saber se aquilo é verdadeiro ou falso.
Alexandre
2023-02-23 17:08:11Parabens pela sua coluna, voce é maravilhoso,nao fique chateado, voce apenas pertence a um mundo que já acabou...continue escrevendo precisamos de pessoas inteligentes assim
Ana
2023-02-23 14:49:36Fantástico!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 É exatamente isso!!! A falta de criticidade é o maior risco para uma democracia!👏🏻👏🏻👏🏻
Amaury G Feitosa
2023-02-23 11:27:59CENSURADO volto ..... o jornalismo não passou incólume à divisão da nação algo nunca visto no país e isto tem preço altíssimo pago aos grandes chamados "Consórcio" e quiçá a uns pequenos esta a dura verdade ... assim censurar quem vê sua suja manipulação e ousa mostrá-la de nada adianta só afasta o público consciente que paga sim por bom jornalismo mas o menor esforço é demais sedutor sabemos ... no fim todos seremos vítimas de ditadores e pior de seus lacaios.
Waldemar
2023-02-23 11:24:41O que se espera de um jornalista é o fiel relato dos fatos.O que se espera de um autor literário é uma crônica ficcional ou não, uma peça de sua verve criativa.O que se espera de um analista é uma análise dos fatos à luz de princípios científicos ou sobre bases filosóficas. Quando alguém apenas emite uma opinião,como faço aqui,haverá quem concorde e quem não.Isto é o jogo da liberdade individual.Os profissionais é que tem que ter cuidado, pois são pagos para escrever aos leitores.
Wilson Castro Ferreira Junior
2023-02-22 15:21:45Noticias verdadeiras, quando manipuladas por uma seletividade ou ênfase que servem a agendas escondidas tornam-se mais perigosas do que mentiras descaradas cujas intenções podem ser facilmente detectadas. Ou seja, não são apenas opiniões que interessam, mas muito a escolha e ênfase dos temas tratados.
Ricardo Heurich
2023-02-22 08:26:18O jornalismo de opinião tem meu respeito e atenção, caso contrário não estaria escrevendo. No entanto, especialmente o jornalismo tipo Globonews, a despeito da qualidade individual que é outro assunto, tem ocupado um lugar exagerado na imprensa. Como se tudo tivesse que ser explicado pelo especialista iluminado. Trata-se de entender que o público não seria capaz de fazer seu próprio juízo à partir da leitura dos fatos.
LILIAN
2023-02-22 03:55:18Exxcelente!
Maria Angélica Pedrini Cuzzuol
2023-02-21 17:20:19Excelente! Percebi como a informação anda esquecida quando tentei debater com amigos sobre políticas da esque da
Renata
2023-02-21 16:08:04As pessoas preferem opiniões aos fatos porque estão atrás do viés de confirmação. Como os fatos não proporcionam isso, e ninguém gosta de ter a cruel realidade esfregada na cara…