O robozinho dos lugares-comuns
ChatGPT entrega respostas em texto a partir de milhões de páginas, mas é incapaz de raciocinar ou de lidar com duas verdades
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Você, caro leitor, provavelmente já ouviu falar do ChatGPT. Ao entrar no site da empresa OpenAI, é possível enviar uma pergunta em português ou dar uma ordem ao programa que, em poucos segundos, dá uma resposta. O resultado é impressionante e rendeu inúmeras reportagens.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-02-13 19:47:13Chamar o ChatGPT é forçar a barra. É um programa de recolha de dados providos por humanos na internet, só isso. Tem mérito pela incrível velocidade e capacidade aglutinadora das respostas, mas passa longe de ser uma IA verdadeira. Ainda não será esse a causar o declínio do homem kkkkkk
KEDMA
2023-02-13 17:25:42Obrigada Fernando Teixeira! Não conhecia essa plataforma. Muito bom artigo.
Suzana Martins
2023-02-13 11:45:21a chave mestra da nossa identidade é a linguagem. se a terceirizamos perdemos a capacidade de sermos indivíduos. tristes tempos.
Armando De Almeida Filho
2023-02-11 09:55:01Finalmente consegui entender o que vem a ser este site ChatGPT. Parabéns!
Renata
2023-02-11 06:02:56A wikipédia também dá retorno às buscas por palavras-chave, com os mesmos lugares-comuns e erros.
PAULO
2023-02-10 18:14:54A imagem do robô cortado pode ter sido uma referência à orelha cortada do famoso pintor imortalizada no auto retrato. Creio que a ferramenta fez uma excelente imagem!!!
Marcia E.
2023-02-10 14:40:57Fui professora universitária por 35 anos. No trabalho ainda não existia esse ChatGPT, mas já era muito fácil achar no Google "Faça sua Dissertação ou Tese em 1 hora"!!! Anúncios desses automáticos. Só consigo imaginar é como grande parte dessas pesquisas serão apresentadas, especialmente em Universidades "meia-boca". Mas, o difícil mesmo é mudar um programa, um método, uma didática para esses novos tempos. Só espero que resolvam logo pois o futuro é agora, e as consequências são nefastas.
Fernando
2023-02-10 08:05:27Excelente artigo! Didático e inteligente. Parabéns!
LEANDRO DE ALMEIDA
2023-02-10 06:45:53Um adolescente fascinado por esse "Chat" veio me mostrar os incríveis feitos. . Fiz uma brincadeira baseada no filme Clube do Imperador. e disse a ele que perguntasse quem foi Shutruk-Nahunte. A resposta inicial foi que "Era uma cidade do interior de São Paulo fundada por alemães...". Um texto de 4 parágrafos com informação errada do começo ao fim! Depois, mandei pesquisar na wikipedia e expliquei o erro. Ele mandou um feedback para o programa. Semanas depois, corrigiram!