Crusoé
24.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Artigos
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Artigos

Os institutos de pesquisa são 'de humanas'?

Eu sou paulistano, estatura mediana, gosto muito de fulana e com ela me casei. E voto no bairro velho do Brás, onde nasci e me criei. Passando por lá, domingo agora, me espantei com duas coisas: a tranquilidade geral e a diminuição visível da imundície eleitoral. Por “imundície eleitoral” me refiro não ao caráter geral...

avatar
Orlando Tosetto Júnior
4 minutos de leitura 07.10.2022 05:44 comentários 10
Os institutos de pesquisa são 'de humanas'?
"Acho que Estatística, como Escolástica, é nome de tia velha"
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR
Atenção!

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Faça parte da comunidade de O Antagonista e Crusoé:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Navegação livre de anúncios publicitários invasivos
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
FAZER LOGIN
QUERO ASSINAR
VOLTAR

Eu sou paulistano, estatura mediana, gosto muito de fulana e com ela me casei. E voto no bairro velho do Brás, onde nasci e me criei. Passando por lá, domingo agora, me espantei com duas coisas: a tranquilidade geral e a diminuição visível da imundície eleitoral. Por “imundície eleitoral” me refiro não ao caráter geral dos candidatos todos, cujo cascão resiste até a banho com soda cáustica; falo antes das ruas, muito pouco atapetadas de santinhos, faixas e plásticos em geral. Para quem se prepara nesses dias para caminhar com as canelas atoladas em papelório, foi uma novidade bacana.

Diários

TESTE POST ATUALIZADO

Redação Crusoé Visualizar

TESTE DATA FEED

Redação Crusoé Visualizar

testando autores

Adriano Gianturco Visualizar

Os espiões do Irã em Israel

Caio Cardoso Visualizar

PT esconde a posição do PT sobre o Foro de São Paulo

Adriano Gianturco Visualizar

Kremlin não teme possível prisão de Putin na Mongólia

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Visualizar notícia
Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Brás (bairro)

Canadá

eleições 2022

fundo eleitoral

matemática

Orlando Tosetto

pesquisas eleitorais

Propaganda eleitoral

< Notícia Anterior

PT deve acenar com reajuste da tabela do IR

07.10.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

As pesquisas acertaram; você é que errou, eleitor

07.10.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Orlando Tosetto Júnior

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

NESTOR

2022-10-11 22:32:44

Pesquisas eleitorais fajutas são pagas de verdade ou as notas fiscais são fajutadas também ? Será que Tarcísio virou o percentual do sábado para domingo? kkk muita cara de pau...


CELIA SADAKO KIYUNA

2022-10-09 11:41:38

Li em algum lugar que o datafalha cobrou meio milhão, para 1 pesquisa feita por telefone com 2mil entrevistados!!! olha que grana boa e fácil!!!


Patricia Betânia Lopes Moreira

2022-10-08 15:58:45

Ótimo. Eu também tenho dom para pesquisas. Odeio exatas.


Sergio

2022-10-08 15:24:46

O mais impressionante (além da constatação óbvia de que o Canadá é um lugar civilizado) é saber que, segundo consta, a grande e sábia "vox populi (aliás um desses tais institutos que sumiu da área ou mudou de nome) vox dei" é a favor da "intuição", do "sentimento", da "fé", mas se preocupa tanto com pesquisa eleitoral, que não é (e nunca foi) maneira sábia de decidir voto, a ponto de fazer essa fumaceira que não levará a lugar algum. Em tempo: Landão lembra do nome da estação Roosevelt!


Lucia

2022-10-08 12:57:48

Identificação total com o autor do texto. Também fui da área de Humanas e a matemática era a causa dos meus pesadelos e desespero nos tempos escolares! Mas o “ chute” funcionava, de vez em quando, muito bem em certas questões e me salvou inúmeras vezes! Os pesquisadores dessas eleições calculavam mal e, pelo visto, chutavam pior ainda!


JULIANA

2022-10-08 11:32:57

A minha sessão estava "tensa": filas, pouquíssimas conversas, a turma votava e ia pra casa. Td protocolar, nenhuma animação... *** Minha solidariedade: péssima com cálculos 🙄 (aliás, o último concurso q prestei tinha 5 questões de matemática em q os enunciados só tinham letras e as opções só tinham número😒! Cadê a lógica?!(😜). Sucesso! Sua ideia tem td pra dar certo!😜


Suzane

2022-10-08 11:15:36

Gostei dos antecedentes citados como demonstração da idoneidade do seu pretenso contador, kkkk! Afinal, ninguém conhece tesoureiro de partido que tenha tido problemas com a Justiça, não é?😂😂 😂😂😂😂


KEDMA

2022-10-08 11:00:04

Gostei muito do último parágrafo Tosetto. 😃


Yara

2022-10-07 22:06:13

Acho eu, os institutos de pesquisa não erram, a não ser um erro proposital, na pretensão de induzir o eleitor a um certo voto. Se errassem, erro crasso mesmo, estariam ainda no mercado e teriam tantos "jornalistas" a analisarem suas informações?


Alvaro Pereira Sampaio Costa

2022-10-07 21:29:35

Nào há negócio, eu escrevi NEGÓCIO, mais lambusado, hipócrita e desonesto no BR do que os tais institutos de Pesquisas. São quadrilhas organizadas com uma falsa aparência de honestidade e precisão do que essas trapizongas, que a cada eleição fsturam horrores. Claro que quem paga será sempre o(s) vencedor (es). Entra ano e sai ano, os donos dessas arapucas ganham rios de dinheiro graças a sua ingenuidade. Isso tem que acabar. JÁ.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

NESTOR

2022-10-11 22:32:44

Pesquisas eleitorais fajutas são pagas de verdade ou as notas fiscais são fajutadas também ? Será que Tarcísio virou o percentual do sábado para domingo? kkk muita cara de pau...


CELIA SADAKO KIYUNA

2022-10-09 11:41:38

Li em algum lugar que o datafalha cobrou meio milhão, para 1 pesquisa feita por telefone com 2mil entrevistados!!! olha que grana boa e fácil!!!


Patricia Betânia Lopes Moreira

2022-10-08 15:58:45

Ótimo. Eu também tenho dom para pesquisas. Odeio exatas.


Sergio

2022-10-08 15:24:46

O mais impressionante (além da constatação óbvia de que o Canadá é um lugar civilizado) é saber que, segundo consta, a grande e sábia "vox populi (aliás um desses tais institutos que sumiu da área ou mudou de nome) vox dei" é a favor da "intuição", do "sentimento", da "fé", mas se preocupa tanto com pesquisa eleitoral, que não é (e nunca foi) maneira sábia de decidir voto, a ponto de fazer essa fumaceira que não levará a lugar algum. Em tempo: Landão lembra do nome da estação Roosevelt!


Lucia

2022-10-08 12:57:48

Identificação total com o autor do texto. Também fui da área de Humanas e a matemática era a causa dos meus pesadelos e desespero nos tempos escolares! Mas o “ chute” funcionava, de vez em quando, muito bem em certas questões e me salvou inúmeras vezes! Os pesquisadores dessas eleições calculavam mal e, pelo visto, chutavam pior ainda!


JULIANA

2022-10-08 11:32:57

A minha sessão estava "tensa": filas, pouquíssimas conversas, a turma votava e ia pra casa. Td protocolar, nenhuma animação... *** Minha solidariedade: péssima com cálculos 🙄 (aliás, o último concurso q prestei tinha 5 questões de matemática em q os enunciados só tinham letras e as opções só tinham número😒! Cadê a lógica?!(😜). Sucesso! Sua ideia tem td pra dar certo!😜


Suzane

2022-10-08 11:15:36

Gostei dos antecedentes citados como demonstração da idoneidade do seu pretenso contador, kkkk! Afinal, ninguém conhece tesoureiro de partido que tenha tido problemas com a Justiça, não é?😂😂 😂😂😂😂


KEDMA

2022-10-08 11:00:04

Gostei muito do último parágrafo Tosetto. 😃


Yara

2022-10-07 22:06:13

Acho eu, os institutos de pesquisa não erram, a não ser um erro proposital, na pretensão de induzir o eleitor a um certo voto. Se errassem, erro crasso mesmo, estariam ainda no mercado e teriam tantos "jornalistas" a analisarem suas informações?


Alvaro Pereira Sampaio Costa

2022-10-07 21:29:35

Nào há negócio, eu escrevi NEGÓCIO, mais lambusado, hipócrita e desonesto no BR do que os tais institutos de Pesquisas. São quadrilhas organizadas com uma falsa aparência de honestidade e precisão do que essas trapizongas, que a cada eleição fsturam horrores. Claro que quem paga será sempre o(s) vencedor (es). Entra ano e sai ano, os donos dessas arapucas ganham rios de dinheiro graças a sua ingenuidade. Isso tem que acabar. JÁ.



Notícias relacionadas

As pesquisas acertaram; você é que errou, eleitor

As pesquisas acertaram; você é que errou, eleitor

Redação Crusoé
07.10.2022 05:44 6 minutos de leitura
Visualizar notícia
O MDB não vai de Lula

O MDB não vai de Lula

Redação Crusoé
07.10.2022 05:44 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
Os liberais não passaram ilesos

Os liberais não passaram ilesos

Magno Karl
07.10.2022 05:44 7 minutos de leitura
Visualizar notícia
O desalento do Novo

O desalento do Novo

Redação Crusoé
07.10.2022 05:44 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso