A política externa nos programas de Bolsonaro e Lula
Bolsonaro e Lula adaptaram seus programas de governo ao longo dos anos, mas enquanto a campanha do presidente alivia a carga ideológica, os petistas repetem os mesmos erros
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, os programas de governo costumam ser ignorados pela população e, não raro, até pelos próprios candidatos. Alguns nem sequer sabem o que está escrito lá. Mas, por esses textos serem elaborados por assessores graduados, eles permitem vislumbrar os debates que ocorrem dentro dos gabinetes e antever o que seus candidatos podem vir a fazer, em caso de vitória. Na área de política externa, o programa de governo de Jair Bolsonaro traz uma importante melhora em relação ao que foi apresentado em 2018. No documento petista, antigos chavões que nunca apresentaram bons resultados continuam presentes, ainda que tomando cuidados para não suscitar reações indignadas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcia E B
2022-08-23 14:28:39Esclareceu bem, DUDA, obrigada. O triste é tomar consciência do que nos aguarda... Pior ainda é que esquerda e direita quase não se diferenciam mais no Brasil. Ditadura é o que Lula e Bozo acobertam em seus discursos.
Carlos Renato Cardoso da Costa
2022-08-21 14:29:43Política externa deve ser conduzida com pragmatismo, tendo sempre a certeza que cada país busca seu próprio interesse. A contaminação ideológica é prejudicial aos interesses nacionais. Não em conta que o PT não fez nenhuma revisão aos seus 13 anos de governo, não é surpresa alguma constatar que também na diplomacia irá conduzir tudo como dantes.
Ana
2022-08-21 12:16:15Muito bom e esclarecedor o artigo. Parabéns! Entre um doido capitalista e um ladrão socialista, fico com o doido capitalista mesmo. Aliás, não entendo porque esses petistas se dizem "progressistas", pois eu nunca vi ideias tão retrógradas.
Marco
2022-08-21 11:42:35Bem-vindo ao FUTURO passado... Afinal, "O Brasil tem um enorme passado pela frente" Pobre povo, que ainda se polariza por estas duas BESTAS... Seria o APOCALIPSE?
Delei
2022-08-21 09:13:28De ptralhas não se espera qualquer coisa que preste.
Natal M. Vanzelotti
2022-08-20 19:01:49Neste assunto sempre tão importante, em que o " bolsonarismo " agia guiado por extremistas deslocados da realidade e importância do BRASIL na atualidade, encontra-se ainda o "petismo" numa exagerada proposição a estes mesmos sistemas.
Neynolo
2022-08-20 18:21:54O texto fala num dado momento de velhos quadros petistas que falecem. Puxa tá aí. Então há uma esperança?
Sergio
2022-08-20 15:22:14Com ambos esses malas (vade retro!) o Bananão continuará sendo um gigante acéfalo...
Renato Garcia
2022-08-20 10:28:42Tanto faz! Lula ou Bolsonaro só pode resultar em tragédia ...
luiz antonio-rj
2022-08-20 09:56:20O PT representa uma política progressista e quer tornar o Brasil um grande estado Narcotraficante. O PT c aliados do Foro de SP, das FARCS, da Bolívia de Evo Morales, Venezuela do rotundo Maduro, da íntima relação c o PCC e dos outros progressistas da AL nunca facilitaram tanto para escolher um presidente. O ruim é que é o Bolsonar, um traíra que preferiu salvar aquele senador de m3rda do RJ