‘A esquerda não quer taxar os mais ricos?’
Deputado federal General Peternelli propõe cobrar mensalidades de alunos ricos de universidades públicas, que são financiados pelos mais pobres
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
O deputado federal Roberto Sebastião Peternelli Júnior, de 67 anos, ganhou os holofotes e a ira da esquerda por ser o autor de uma Proposta de Emenda à Constituição, PEC, que abre caminho para a cobrança de mensalidades em universidades públicas. A votação do projeto na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a CCJ, estava marcada para ocorrer há duas semanas, mas foi adiada para a realização de audiências públicas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vera Lúcia Raimundo Pereira
2022-06-14 14:56:24Bem debatido o assunto com a sociedade acho muito viável! Não é justo que peguemos universidades para os ricos. COMO TAMBÉM PAGARMOS O FUNDO ELEITORAL. PRINCIPALMENTE COM O NIVELDE DE CORRUPÇÃO NAS ALTURAS... Tendo como protagonistas: políticos e governantes. Isso também é muito lamentável !!!
EDMIR⁸
2022-06-08 12:28:46Essa proposta não alterará em nada a situação do ensino universitário no Brasil. Primeiro que haverá fraudes; segundo, afugentará muita gente que empresta qualidade e poderia dar no futuro oportunidades aos estudantes mais humildes; terceiro, que não ataca a questão da qualidade do ensino fundamental público, esse sim uma escola de oportunidades; e quarto, quem irá pagar a conta, mais uma vez, é a sofrida classe média. Os filhos dos verdadeiramente ricos estão indo para universidades no exterior
MARCOS
2022-06-07 16:57:20Ainda assim vale a pena a aprovação da PEC
Mario Mello Mattos
2022-06-07 15:50:01Conceitualmente, até faz sentido. Mas, na prática, trata-se de transferir mais recursos para um estado corrupto e perdulário (vide a CPMF). Historicamente, o estado brasileiro exonera-se de obrigações e aumenta a carga tributária.
Sol Rio
2022-06-07 11:49:13Taxar os mais ricos é uma querela q entra governo sai governo e ela permanece. Falta definir o q seriam alunos mais ricos?
William Freitas dos Reis
2022-06-06 23:35:56Ter atitude faz a diferença. Aprovo e louvo a iniciativa do Sr. Peternelli.
Renata
2022-06-06 17:31:13Duvido que os recursos arrecadados sejam suficientes para investir em pesquisa, ciência e tecnologia, ainda que o custeio ficasse de fora. Esses investimentos são altos demais. Poderiam é ser usados para pagamento de bolsas de estudo aos mais pobres, de modo que eles possam frequentar qq curso com aulas em qq horário, sem dependerem de precisar trabalhar.
LUIZ
2022-06-06 12:37:48No Brasil apadrinhamento de medíocres supera a Mérito dos competentes. como qualificar uma Nação que adota tal comportamento ? Por isso somos " retardados " em desenvolvimento cultural e tecnológico.
Aparecida de Cassia Carvalho
2022-06-06 12:20:42O Ensino público no Brasil precisa ser reestruturado. É preciso atuar na base, melhorando escolas e formação de professores. Atuar no topo não dá resultado. Essa PEC apenas pune o aluno mais humilde e não resolve o problema. Os políticos precisam escolher melhor a causa para lutar. Fundos eleitorais bilionários e fundos secretos espoliando os cofres do país precisam ser preservados em detrimento de melhoras na Educação, é o que entendo das estratégias políticas! Desumano e cruel!
Aparecida de Cassia Carvalho
2022-06-06 11:59:46Sou uma brasileira que nasci numa família pobre. Comecei a trabalhar aos 14 anos, assim como meus dois irmãos, para ajudar na renda da família e cursava o ensino médio à noite.Com muito esforço e ajuda Divina (sem dúvida!!) consegui cursar medicina na USP, num tempo onde não haviam cotas. O estudo é o único caminho que milhões de brasileiros de famílias humildes têm para melhorar de vida. Essa PEC tira a esperança e a chance disso acontecer. Políticos não enxergam o que resolve por conveniência.