Putin ressuscita a Otan
A agressão à Ucrânia não apenas uniu os países que compunham a aliança militar, como levou a que Suécia e Finlândia pedissem formalmente para ingressar no bloco cuja morte cerebral havia sido decretada
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar ocidental que o americano Donald Trump achava inútil e cara demais e da qual o francês Emmanuel Macron declarou a "morte cerebral", foi ressuscitada pelo russo Vladimir Putin. A agressão à Ucrânia não apenas serviu para unir os países que compunham a Otan, como levou a que Suécia e Finlândia, duas nações europeias neutras até poucos dias atrás, pedissem formalmente nesta semana para ingressar no bloco que surgiu em 1949, na Guerra Fria, para fazer frente à então União Soviética. Na quinta-feira, o presidente Joe Biden recebeu na Casa Branca a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, e o presidente finlandês, Sauli Niinisto, e declarou “apoio completo, total” dos Estados Unidos à entrada dos dois países na aliança militar ocidental, acrescentando que ambos "têm todos os requisitos" para tanto. O processo de adesão deve ser acelerado. O ingresso do mais recente aliado, a Macedônia do Norte, demorou 13 meses para ser consumado. No mesmo dia em que Joe Biden recebeu os governantes sueco e finlandês, a Rússia teve outra má notícia: o Congresso americano aprovou, por imensa maioria, uma ajuda colossal à Ucrânia, de 40 bilhões de dólares, quase o valor do PIB da Estônia e o equivalente a dois terços do orçamento militar anual da inimiga Rússia. Seis desses bilhões serão destinados por Kiev à compra de blindados e de sistemas de defesa antiaérea.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Renata
2022-05-25 12:31:01Tudo isso lembra demais a questão dos Sudetos, a ingenuidade ou conveniência do Chamberlain e o fortalecimento inicial de Hitler. Deu no que deu. Mas a todas essas, parece que os que vão acabar se f… serão, como sempre e mais uma vez, os curdos, que nem têm a ver com o peixe.
João
2022-05-24 22:06:54O EUA e a Rússia precisam recuperar uma das boas experiência da Guerra Fria : conversar. Na crise dos mísseis em Cuba, os USA e a URSS aprenderam que o diálogo é o melhor ( e único) caminha para não ir a guerra e superar conflitos. É o que deveriam fazer agora.
José
2022-05-24 16:43:55Vejo que a Rússia já ganhou essa guerra. A Otan mostra suas fragilidades. Boicotes ineficases, pois vários países europeus já estão pagando gás em rubros, diretamente nos bancos russos e porisso a moeda russa se valoriza. A derrota de milhares de soldados famintos em Mariopol, sem necessidade de combate. Vamos ver o que eles vão contar quando começarem a depor. A Finlândia e a Suécia não têm chance alguma de serem aceitas na Otan. O mundo passará a ter EUA e Europa muito enfraquecidos.
Samuel Correia
2022-05-23 09:38:10Bsjsksksnsn
Rose
2022-05-23 09:13:43Mario meu querido, muito esclarecedor seu artigo. Impecável.
JULIANA
2022-05-22 11:45:12Mário, eu amo as suas aulas de História! As matérias e reportagens são peças de quebra cabeça 🥴, aí o sr chega e encaixa tudo! Obrigada 🙂!
JAP
2022-05-22 10:22:02Ótima matéria. Ela, veio da corpo a minha certeza, de o homem é um predador voraz e nada para essa essência, que cresce geometricamente no longo do tempo. Maldito o homem que confia no seu semelhante.
João Dos Santos
2022-05-22 05:27:44Resta saber qual dos conselheiros de Putin vai ter coragem de lhe dizer que ele está fazendo um "baita negócio"... kkk
JOEL
2022-05-21 17:06:09Tiro no pé de bilhões de dólares e o isolamento comercial e político pra o resto do tempo de Putin no poder ou até a terceira guerra mundial, o que significa o fim do mundo tal como o é hoje. Mistura de arrogância com burrice como imaginávamos não mais existir em nossos dias ditos civilizados.
Clayton De Souza PONTES
2022-05-20 22:17:27O massacre dos ucraniannos pelos russos está sendo concentrado no leste, com o restante do país sendo atacado por mísseis. Tomara que os ucranianos retomem as áreas atualmente ocupadas. A reconstrução será complicada e demandará muito investimento. Enquanto isso a questão energética é um capítulo à parte