O resgate por meio da arte
A Semana de Arte Moderna de 22 completará um século no próximo ano. O evento, que aconteceu no Teatro Municipal de SP, foi de uma elegância admirável. Quem conseguir achar as fotos da exposição ou os materiais que foram produzidos naquele tempo entenderá facilmente o que estou dizendo. Foi um momento muito especial. Pensadores e...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A Semana de Arte Moderna de 22 completará um século no próximo ano. O evento, que aconteceu no Teatro Municipal de SP, foi de uma elegância admirável. Quem conseguir achar as fotos da exposição ou os materiais que foram produzidos naquele tempo entenderá facilmente o que estou dizendo. Foi um momento muito especial. Pensadores e artistas de vanguarda estavam trabalhando na mesma página. O que resultou dali foi uma explosão de criatividade. O país daquele ano conseguiu se analisar de um ponto de vista muito interessante, usando a ideia do antropofagismo e absorvendo o que de melhor havia no resto mundo, revigorando e enaltecendo a cultura brasileira. O legado daqueles artistas influenciou várias gerações e tem muito a nos ensinar, mesmo um século depois.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Alexandre Soares Bastos
2022-01-29 06:56:42Excelente artigo! Obrigado
Carla
2022-01-06 11:38:43Isso aí! 👏👏👏👏👏👏
Cleoma
2022-01-05 17:49:47Que texto maravilhoso. Aqui esta a explicação Glaucia.
Gláucia
2022-01-05 14:00:09Alguém me explica Carla Camurati escrevendo na Crusoé?
LUCIANO
2022-01-04 08:31:24Precisamos nos desarmar, mas isto só vai acontecer com trabalho, renda e justiça. Estamos sem rumo e nenhuma das lideranças ajuda a reduzir a polarização extrema. A melhor alternativa para baixar a temperatura seria os atuais pretendentes à Presidência abandonarem suas candidaturas e deixarem novas lideranças surgirem. O que está aí só atiça as polarizações e não abarca a diversidade de nossa sociedade. É preciso inspirar a darmos o melhor de nós. Mais sociedade e menos corporativismo.
MARCOS
2022-01-03 18:36:52Moro na Presidência!
MARCOS
2022-01-03 18:07:49Com esses luminares que lideram as pesquisas, tudo continuará como sempre foi. Teremos um futuro negro para nossos bisnetos. Para mudar esse estado de coisas, é primordial educar o povo, inclusive politicamente. O povo tem que aprender a votar em pessoas honestas e probas, não nos mesmos políticos e seus clãs, que nos trouxeram e nos mantêm em situação de miséria.
Homero
2022-01-03 12:10:06É isso ai. A arte, a ciência e a verdadeira religião ("sem nome") são infinitamente superiores às "ideologias", muleta dos medíocres que se recusam a pensar por conta própria e assumir responsabilidade por isto !
Marcia
2022-01-02 23:09:28Será que o infame secretário de cultura sabe o que foi a Semana de arte moderna?Deve achar, se é que acha ,que deve ter sido uma novela de rádio o ignorante. O que será que ele fará,depois de ser avisado, para comemorar este evento tão importante? Aquela mula não deve saber é nada de semana de arte moderna.Ator medíocre.
SILVIA LEVY
2022-01-02 21:49:41O artigo é muito bonito. Quero aproveitar para perguntar algo que nunca entendi: porque quando estava à frente do Theatro Municipal, fechado durante anos para a última reforma, a Fundação do Theatro publicava quase diariamente durante quase 2 anos, páginas inteiras de publicidade institucional no O Globo? Esse gasto impensável atendia a quais necessidades? Como se justifica?