A impunidade e a fantasia das narrativas
A corrupção no Brasil tornou-se um problema institucional, isto é, diz respeito às instituições, a seu modo de funcionamento e ao cumprimento ou não de sua finalidade própria, a de estarem voltadas para o bem público. Estamos diante da acepção de República, de bem coletivo, e não de seu aparelhamento por grupos estamentais, corporativos, quando...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A corrupção no Brasil tornou-se um problema institucional, isto é, diz respeito às instituições, a seu modo de funcionamento e ao cumprimento ou não de sua finalidade própria, a de estarem voltadas para o bem público. Estamos diante da acepção de República, de bem coletivo, e não de seu aparelhamento por grupos estamentais, corporativos, quando não diretamente criminosos. Não importa que uns se digam de esquerda ou de extrema direita, quando isso nada mais significa senão narrativas ideológicas utilizadas para justificar o crime e/ou o aparelhamento das instituições.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Simone
2022-04-23 17:03:35Parabéns pelo artigo. Penso da mesma maneira. Não existe Nação, não existe uma República sem o devido combate à corrupção.
Luiz V.
2022-01-06 18:10:23Maravilhoso e preciso Artigo. Parabéns ao seu Autor. Cuida-se de atacar o Juiz que atacou a corrupção em vez de se atacar a corrupção. A fome, a doença e o abandono dos filhos são condições propícias ao crescimento do populismo. Muito bem colocado. Contra isso precisamos lutar e impedir a volta do PT ou a reeleição do atual presidente.
SILVIA LEVY
2022-01-06 00:07:22Retratou com perfeição o conluio para acabar a luta contra a corrupção. A grande maioria dos políticos, muitos elementos da Justiça e mais um monte de parasitas roubando a nação, com posições e força para desmontar o esforço de anos e "apagar" provas inocentando os ladrões. E PT e Bolsonaro unidos num objetivo comum: caluniar e liquidar a atuação política do seu inimigo comum, Sergio Moro. É para chorar.
LUIZA
2022-01-05 11:51:04Muito bom e esclarecedor seu artigo!
João
2022-01-04 13:41:40não reeleger nenhum desses parlamentares, e politicos que tenham cargo atualmente , e fazer campanha para extinção dos atuais partidos politicos que sugam o sangue dos brasileiros
Paulo
2022-01-04 09:50:10Uma pena que existam uma ínfima parcelas de pessoas lúcidas e esclarecidas como Denis Lerrer. Pior, para tanto carece ser honesto.
JO EL
2022-01-04 09:44:49Concordo Luciano, um atentado civilizatorio praticado por estes sinistros da suprema corte, colocando nosso Brasil num atraso civilizatorio sem precedentes e revelando ao mundo uma justica incapaz de acompanhar e agir com os anseios e necessidades da sociedade a qual eles deveriam ajudar a sair das trevas da civilidade, fazem exatamente a contrario, retroagem sempre soltando pilantras. Nao teem competencia para estarem onde estao. Dane-se o Brasil e o povo. Moro presidente, dara jeito nisso.
LUCIANO
2022-01-04 09:00:11Homens e mulheres como Celso de Mello, Marco Aurélio, Carmen Lúcia, Rosa Weber, Luís Fux, Roberto Barroso, Edson Fachin em algum momento de suas reflexões terão que se responder como deixaram isto acontecer... o Judiciário deveria ser a resistência, mas escolheu outro caminho. A resistência aos arroubos autoritários do sociopata atual merecem elogios, mas NÃO diminuem o atentado civilizatório que o STF praticou contra o país nos julgamentos sobre a corrupção sistêmica.
LUCIANO
2022-01-04 08:50:01Perfeito.
JULIANA MEIRA DE OLIVEIRA CÁCERES
2022-01-04 01:40:48Um desses artigos que todo brasileiro, sem exceção, deveria ler! Excelente!