Sobre combater a corrupção e a pobreza
Corrupção e pobreza caminham juntas pelo mundo. Países pobres apresentam elevados índices de corrupção e países desenvolvidos convivem com níveis baixos de corrupção. Na raiz, tanto do círculo vicioso como do virtuoso, está a qualidade das instituições de cada país. Quando as regras do jogo são inclusivas, desenhadas com o objetivo de perseguir o bem-estar...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Corrupção e pobreza caminham juntas pelo mundo. Países pobres apresentam elevados índices de corrupção e países desenvolvidos convivem com níveis baixos de corrupção. Na raiz, tanto do círculo vicioso como do virtuoso, está a qualidade das instituições de cada país. Quando as regras do jogo são inclusivas, desenhadas com o objetivo de perseguir o bem-estar da população, protegendo-a contra o poder das elites, dos políticos e de grupos privilegiados, geram o desenvolvimento econômico e níveis baixos de corrupção. Já as regras desenhadas para proteger interesses de grupos e pessoas levam à estagnação econômica e à corrupção elevada. São vários os canais por meio dos quais essa interrelação entre economia e corrupção ocorre, e entender as forças que nos amarram ao mau equilíbrio é o primeiro passo para enfrentar e mudar a situação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria Lucia Lessa Giordanj
2022-09-08 11:43:50Parece tão óbvio, e é…mas a força contra a lógica e o bom senso é grande demais . A presença de Lula e Bolsonaro no páreo em out de 2022, demonstra claramente que ainda predomina a mediocridade em nosso país . Parece que as pesquisas, atrapalham bastante a opção por outro candidato …Quantos votos “úteis “ impedem a mudança necessária . Em fim….
Simone
2022-04-23 17:07:13Parabéns pelo artigo
Elizabeth
2022-01-08 10:49:36Moro não vai ganhar a eleição justamente por ser o único que pode mudar a situação de pais. Os malditos cupins farão o impossível p impedi-lo
LUCIANO
2022-01-07 19:20:50Excelente ! Precisamos trazer mais cabeças para este projeto de país, reduzindo a força dos projetos de poder das extremidades representados por Lula e Bolsonaro.
JULIANA
2022-01-05 23:18:10Artigo brilhante! Sem comentários!
JO EL
2022-01-05 10:23:36Precisamos que o povo e os politicos serios, eticos e patriotas nos juntemos e facamos pressao sobre o congresso, camara e senado federais pra acabarem com este criterio politico de escolha de ministros do judiciario, isto muda tudo, ou entao continuarao cumplices uns dos outros e a vaca indo pro brejo, e o povo com seu complexo de vira lata, esperando dos Olavos Setubal da vida. Somos nos o povo saber escolher e fazer pressao, ir pra rua e fazer acontecer enquanto ha tempo. Moro ja, JAIR fora.
PAULO SERGIO NOBREGA DE OLIVEIRA
2022-01-05 09:15:58Excelente artigo. Acorda Brasil. Moro 2022 pra Presidente.
Mario
2022-01-04 14:52:55Artigo muito bem escrito e justificado. Sobre solo infértil (ou corrompido) nada de sólido se constrói, tudo desmorona. O baixo risco do roubo, das falcatruas e da corrupção frente à oportunidade do enriquecimento rápido acaba sendo irresistível aos políticos de todos os naipes, os quais andam de mãos dadas com um judiciário superior apodrecido. E esse é o primeiríssimo ponto a ser atacado. Só depois de resolvido isso partir para reverter a equação, premiando quem produz a riqueza para o país.
Marco
2022-01-04 08:19:46Triste e pura verdade. esperança: Moro 22
JO EL
2022-01-03 12:30:10Apologia a cidadania - Corrupcao + Pobreza = BRASIL de sempre. Ate quando nao sabemos pois, quando sera que a sociedade e as instituicoes da sociedade civil, imprensa nao corrupta e etc., reagiremos com espirito patriota pra virarmos o jogo dos poderosos de sempre, que nos subjugam e nos impoem tanta humilhacao! Espero que breve, Moro presidente ja, ja, JAIR caindo fora.