O suicídio da consciência
O fanatismo é um cancelamento da consciência. Ela, a consciência, pode não ter sido despertada pela educação e pela cultura e, assim, restar adormecida num sono de morte pelo fanatismo. Esse cancelamento da consciência se dá pelo empréstimo das certezas do líder político ou religioso. Foi o que ocorreu na Alemanha nazista e ocorre hoje...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
O fanatismo é um cancelamento da consciência. Ela, a consciência, pode não ter sido despertada pela educação e pela cultura e, assim, restar adormecida num sono de morte pelo fanatismo. Esse cancelamento da consciência se dá pelo empréstimo das certezas do líder político ou religioso. Foi o que ocorreu na Alemanha nazista e ocorre hoje no fundamentalismo islâmico. No caso da Alemanha, há os que se surpreendem por tratar-se de nação avançada e, portanto, que deveria ter ficado imune a fanatismos, mesmo com todas as circunstâncias históricas da ascensão de Hitler. Mas o certo é que não se pode jamais tomar a parte pelo todo — e o todo, nos berços da civilização ocidental, é também composto por gente muito ignorante e facilmente capturável pelo fanatismo. Ele, o fanatismo, fornece certezas das quais a consciência é, necessariamente, rala — ou não seria consciência. O homem consciente é, sobretudo, um homem em permanente espanto com a falta de lógica moral intrínseca ao mundo — e que sabe que as lógicas ideológicas que impingimos a ele são provisórias. A moral imanente é a do espanto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Luiz
2022-01-05 18:18:33Me causa inveja a sua facilidade para externar os seus pensamentos. Escreveu exatamente o que penso, de maneira muito clara e fácil de assimilar. Parabéns!
Irinea
2021-12-13 16:11:35Comprei e li seu livro . Adorei . Principalmente os adendos atualizadores. Otimo presente de Natal .
Andréa Fabyane Barbosa de Souza
2021-12-13 13:33:26Meu sentimento hoje é de tristeza por ver tanta gente,e pessoas q conheço nessa situação, Artistas sem vergonha alguma de protestar contra juiz q prendeu seu ídolo corrupto. Você verbalizou minha percepção,ainda estou sã. Misericórdia Senhor 🙌
Nei
2021-12-09 16:46:03Tudo certo Mário Sabino, mas nem empurre o homem, da Santa torre, nem o impeça. Promessas normalmente devem ser respeitadas.
Jefferson
2021-12-08 14:52:57Parabéns pelo artigo, Mário. Chega de bezerros de ouro.
LEANDRO AUGUSTO LIMA MARTINS
2021-12-08 07:19:20Avante Brasil! Moro Presidente! 🇧🇷 @sf_moro
JoseRMonteiro
2021-12-08 02:54:34Se der a lógica, irão os dois "demônios" para o segundo turno. Como a vida segue e o Brasil não vai acabar, para não suicidar sua consciência, por curiosidade, gostaria de saber em quem você votaria, Mario? De verdade, você repudia a teoria do mal menor? Votar em branco, não deixa o cargo vago para pensar depois.
MARCOS
2021-12-07 18:11:15MÁRIO, NÃO EXISTE FANATISMO, O QUE EXISTE É OPORTUNISMO OU VOCÊ PENSA QUE OS ARTISTAS APOIARAM LULA PELO COMUNISMO? SAI DESSA, ESSES QUEREM É DINDIM.
Carlos
2021-12-07 10:31:56Brilhante. Uma lição de assertividade.
Marcos
2021-12-06 17:29:22Brilhante. Pena que o brilho se restrinja aos leitores pagantes. Ah se eu pudesse enviar para uns amigos lulistas e bolsonaristas!!