‘A urna eletrônica é à prova de invasão’
Ex-secretário de Tecnologia do TSE, Giuseppe Janino, considerado o pai da urna eletrônica, diz por que o equipamento é 100% seguro e afirma que o voto impresso fará o Brasil retroceder a um período de fraudes eleitorais
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Se a paternidade cabe a quem cria, como diz o ditado popular, Giuseppe Janino aceita o título de "pai da urna eletrônica" que lhe é atribuído. Primeiro analista de sistemas concursado do Tribunal Superior Eleitoral, o matemático participou diretamente da equipe que formulou, em 1996, o equipamento responsável por uma revolução no processo eleitoral brasileiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MARCOS
2021-07-13 19:02:17Esquece, esse projeto não passará. Esse sistema é o mais espetacular que já foi inventado, e não sofre com intervenções externas, além de nos dar os resultados no mesmo dia.
HansRudolf Zollinger
2021-07-13 09:57:45Não adiana esperar até 2022, a maioria do povo brasileiro não sabe votar. POVO NA RUA‼️, solicitando 1° ajuda das FFAA do bem - 2° Impeachment de JB - 3° fechamento dos STF e senado - 4° reconduzir Sérgio Moro à PJS, já que ele não tinha mais apoio de JB, envolvido c/familiares na jutiça, só lhe sobrando demissão. JB não prometeu lutar contra a corrupção?
Wanderlei
2021-07-13 09:18:26Difícil para vários indigentes intelectuais que apregoam o voto impresso entender o que foi explicado na matéria.
IAS
2021-07-12 09:14:02💯👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💯👌🏼
Jurandir
2021-07-12 06:28:36porque só Brasil Bangladesh e Butão aceitam urna eletrônica sem comprovante impresso, o restante dos países estão ultrapassados e não querem eleições limpas
Leonardo
2021-07-11 23:37:11Agora eu acreditei... Microsoft, FBI, Bancos, Nasa, usina nuclear desconectada da internet do Irã são invadidos, mas a qualificadíssima equipe técnica concursada produziu um equipamento cem por cento (100%) segura.
RICARDO
2021-07-11 23:36:39O Congresso Nacional não tem moral nem ética, salvo algumas excessões, para decidir mudança no atual sistema eleitoral eletrônico. A proposta saiu do "pai da Fake News", que tem o dom de destruir tudo que funciona no Brasil, provocar o caos e a discórdia, promover o latrocínio em massa, seguido de genocídio usando o Covid-19. Ele objetiva promover fraudes no voto impresso. Deve ser exigido Plebiscito para confirmar o sistema atual de votação. Dessa forma os brasileiros é que devem decidir.
AMARO
2021-07-11 22:22:24Time que tá ganhando não se mexe. Nunca houve nada que pudesse ser comprovado como fraude nas urnas, portanto, é mais uma discussão bizantina que o nosso parlapatão-presidente coloca como seu objetivo, por falta de objetivos substantivos e mais inteligentes, aliás, como soi acontecer.
PAULO
2021-07-11 22:07:02Trump colocou em dúvida a legitimidade do voto impresso nos EUA. Bolsonaro, mesmo sem apresentar prova, ataca a urna eletrônica no Brasil. O que está por trás disso, tanto lá nos EUA, como aqui no Brasil, são personagens que atacam a democracia. Se fosse o inverso, lá urna eletrônica e aqui o voto impresso, estariam atacando do mesmo jeito, pois o ponto fulcral, é o desprezo desses déspotas, pelo regime democrático. Espero que o congresso não se curve a um déspota.
Lancaster
2021-07-11 19:33:52Nada em informática é 100% seguro..as maiores corporações do mundo ja foram invadidas... a urna eletrônica é confiável mas nao é infalível....o voto impresso daria mais legitimidade sempre q surgir suspeita de fraude.